Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Pia Desideria

A Europa vivia a era do absolutismo. Os governantes reinavam de maneira absoluta, não prestando contas de seus atos a ninguém. As igrejas eram estatais e, como instituição, confessionais e orientadas a partir de suas respectivas ortodoxias.

Ao lado do absolutismo outro fator caracterizou a época: uma crise violenta que abalou todos os setores da vida, a ponto do povo ver sua sobrevivência ameaçada.

Os sinais mais visíveis desta crise foram as guerras, entre as quais, a mais importante: a guerra dos 30 anos (1618 -1648) Esta guerra que, só na Alemanha dizimou 40% da população rural e 30% da urbana, arruinou a economia, a população empobreceu, cresceu o endividamento, a produção de alimentos diminuiu assim como diminuiu o oferta de emprego. A crise econômica teve fortes reflexos na vida moral e dos bons costumes do povo. Valores e verdades religiosas foram ‘colocadas em cheque’. A igreja cristã, que até então tinha respostas para as perguntas existenciais das pessoas, foi perdendo, cada vez mais, influência. Desgraça, miséria e incertezas deixaram as pessoas profundamente angustiadas, a ponto do século XVII ser conhecido como o “Século da Angústia”.

Em meio a tanta desgraça, miséria e angústia, as pessoas esperavam da religião consolo, aconselhamento e edificação espiritual. Foi enorme a procura por literatura cristã, a ponto de 25% de todos os livros vendidos no século XVII serem de caráter edificante e cristão. Essa gama de literatura começou a abrir brechas nas tradicionais barreiras confessionais. Entre os livros mais editados, citam-se a “Imitação de Cristo”, do cônego holandês Tomás de Kempis, com 744 edições em 140 anos; a “Prática da Piedade”, do bispo anglicano Lewis Bayly, com 104 edições; “O Peregrino”, do pregador leigo John Bunyan, com 61 edições. Na Alemanha “Livros do Cristianismo Verdadeiro”, do pastor luterano Johann Arnd, com 123 ediçõess. Spener foi solicitado a escrever um prefácio a esta obra que mais tarde se tornou um livreto separado com o título “Pia Desideria”.


Leia o documento completo, de Phillip Jacob Spenser PIA DESIDERIA, por Darcy Hugo Brandt, pastor, no anexo abaixo...
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
pia_desideria.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br