Cuidado com a Criação



ID: 2691

Paz na criação de Deus - Esperança e Compromisso

02/02/2011

Glória a Deus e paz na terra (Lc 2.14)

Deus confiou ao ser humano a tarefa de conservar e cultivar a sua boa criação. Colocou-nos numa posição de co-responsáveis pela criação. Essa co-responsabilidade foi negligenciada pelo ser humano que o impediu de ver quem ele era realmente, dificultou a dignidade de vida dos outros e entendeu que os recursos naturais estavam aí para serem pilhados. Diante desse quadro, é urgente resgatar como Igreja o debate da vida com Deus e com a sua criação dentro do contexto da discussão de temas como a ecologia, a ética e a espiritualidade.

O tema do ano visa oferecer elementos para uma nova forma de relacionamento do ser humano com Deus e a sua criação, dando um novo sentido à humanidade, que não seja o do consumo e lucro desenfreado. É natural e necessário que a sociedade se preocupe em atender as carências básicas das pessoas, mas que isso aconteça sem sacrificar os recursos naturais do planeta. Há que se considerar as necessidades das gerações futuras, que tem o direito à vida e relações humanas decentes.

Há um desejo da parte de Deus por um relacionamento integral e harmonioso conosco, motivo pelo qual se dá “glória a Deus e paz na terra”. É expressão de louvor e compromisso assumida pela comunidade. É dar razão da esperança que nos move como cristãos e cristãs.

No Sínodo Noroeste Riograndense elegemos para o período de 2011 a 2014 a Diaconia e a Evangelização como prioridade. Nossa tarefa será dar testemunho da fé em Jesus Cristo a partir da comunidade e praticar a misericórdia e a justiça. Capacitar para o testemunho do evangelho em situações específicas da vida em comunidade e no engajamento em movimentos e organizações da sociedade que se preocupam com a vida do ser humano e da criação. Da fé ao serviço responsável. Eis o que nos espera para o ano de 2011. Que Deus abençoe assim as nossas atividades.

P. Sinodal Renato Küntzer
 


Autor(a): Renato Küntzer
Âmbito: IECLB
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 854

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br