Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Viagem no tempo conta através de fotos a história de Cosmópolis

Exposição comemora os 111 anos de presença luterana na cidade

De 31/08/2013 a 08/09/2013

Exposição de Fotos e Culto de Ação de Graças: 110 anos da Comundiade
Exposição de Fotos e Culto de Ação de Graças: 110 anos da Comundiade
1 | 1
Ampliar

Quem nunca sonhou em fazer uma viagem numa máquina do tempo? Voltar ao passado, presenciar fatos históricos, relembrar a infância, ver como tudo começou e até mesmo mudar algo que deu errado. Pois bem, até hoje não se tem notícias que tal máquina já tenha sido construída. Mudar o passado, ao que tudo indica, é impossível, mas relembrá-lo, isso sim é possível. E nada melhor do que relembrar o que se passou, visitando uma exposição fotográfica com mais de 600 fotos.

É isso mesmo! E é em Cosmópolis. A partir deste sábado, dia 31, às 20 horas muitas pessoas poderão fazer uma verdadeira viagem a um túnel do tempo. É que neste dia ocorrerá a abertura da Exposição Fotográfica “Momentos de Nossa História”, cujo slogan é “Tudo que a memória amou já ficou eterno”, frase de Adélia Prado.

São fotos desde 1898, época na qual Cosmópolis começou a ser colonizada pelos primeiros imigrantes europeus, que aqui chegaram para desbravar campos e construir uma nova cidade.

A Exposição contará através de fotos, década a década, o surgimento e desenvolvimento da hoje chamada “Cidade Universo”.

A Exposição “Sobre Trilhos”, organizada pela Secretária de Cultura, também terá espaço no “Momentos de Nossa História” e contará como era a ferrovia na cidade de Cosmópolis e região, desde o final do Século XIX até sua extinção no final da década de 1970.

Comparativos de fotos antigas com atuais também farão parte da Exposição “Momentos de Nossa História”. Por exemplo, uma foto antiga mostrará a construção da torre da Igreja Matriz de Santa Gertrudes, na década de 1960, outra, mostrará como é a torre nos dias de hoje. Ou a construção do Coreto, ou como era a Av. Ester há 60 anos e como ela está em 2013.

Outro momento de muita emoção também ocorrerá no domingo, dia 1º de setembro, às 18 horas, quando será exibido o filme “Momentos de Nossa História”, o qual também contará a saga dos primeiros “cosmopolenses” e da Igreja Luterana, considerada oficialmente a primeira Igreja da cidade. Este filme já havia sido exibido em setembro do ano passado, quando se comemorou 110 anos de presença luterana em Cosmópolis. O sucesso foi enorme, por isso, novamente o filme será apresentando para quem quiser rever ou para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assisti-lo.

Outro momento importante será na quarta-feira à noite, quando a Banda Municipal de Cosmópolis se apresentará, executando várias peças famosas.
Durante a semana ainda se apresentará o coral “Castelo Forte” e o Grupo de Música Litúrgica, ambos da Comunidade Luterana de Cosmópolis.

Encerrando as festividades, no domingo, dia 08 de setembro, às 9h30, no Templo da Igreja de Confissão Luterana ocorrerá o Culto de Ação de Graças pelos 111 anos de fundação da Comunidade de Cosmópolis, e para o almoço a Comunidade está preparando o “I Porco no Rolete”, cujos convites precisam ser reservados com antecedência.

A Exposição “Momentos de Nossa História” é um projeto para comemorar os 111 anos de presença luterana em Cosmópolis e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis.

A entrada é gratuita, tanto para a Exposição quanto para assistir o filme.

Todos e todas serão muito bem-vindos. Venha viajar no tempo conosco!

Legenda das fotos: O “Castelo” de abastecimento de água de Cosmópolis foi erguido nos anos de 1950 e hoje, é um dos cartões-postais da cidade
Créditos das fotos: Foto atual: Pedro Ittner
Foto antiga: Divulgação
 



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Promotor: Comunidade de Cosmópolis - SP
ID: 24238

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br