Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Reunião do CONAJE

29/03/2019

Nos dias 29 a 31 de março, estiveram reunidos e reunidas em Curitiba/PR os representantes do Conselho Nacional da JE (CONAJE). O tema central da reunião foram as questões referentes ao 25° CONGERNAJE que acontecerá na cidade de Domingos Martins/ES em julho de 2020. Será um CONGRENAJE festivo, pois celebrará a 25° edição do evento e 50 anos de Congressos Nacionais da JE. Já foram definidos o tema e o lema do evento, mas estes ainda serão mantidos em segredo até julho. O Sínodo Sudeste foi representado pelo jovem Gabriel Armbrust Castanho e pelo orientador teológico P. Gerson Acker. Abaixo transcrevemos a ‘Carta Mensagem” desta reunião do CONAJE:

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105)

A Bíblia conta a história de amor de Deus com seu povo. Essa história era contada de geração em geração até chegar a ser escrita, mantendo assim viva as memórias. Os relatos bíblicos apresentam tantos caminhos: de vales a planícies, retas e curvas, floridos e espinhosos, com espaços invisibilizados, suas alegrias e tristezas, sonhos e conflitos. Como pessoas jovens batizadas assumimos o compromisso de mantermos um olhar atento às pessoas que estão no caminho, especialmente às que sofrem. A Bíblia, cheia de ensinamentos, é luz para os nossos caminhos hoje. Neste tempo de Quaresma, buscamos refletir e compreender o chamado para intervir no mundo, colocando sinais de paz e de graça. Páscoa nos compromete com a ressurreição, rompendo com toda forma de violência e morte.

À luz da palavra de Deus, esteve reunido o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE) entre os dias 29 e 31 de março para a primeira reunião ordinária do ano de 2019. A cidade de Curitiba, do Sínodo Paranapanema, acolheu jovens representantes de 17 Sínodos, a equipe de orientação teológica e integrantes da Secretaria de Ação Comunitária.

Como uma bússola, a Bíblia nos orienta em nossos caminhos. Quando desmagnetizada, a bússola conduz a um caminho equivocado, assim como interpretações desconexas do contexto no qual a Bíblia foi escrita. O estudo da Bíblia sob o olhar histórico-crítico em conjunto com a fé é orientação segura para o nosso caminhar.

Confessamos nossa fé no Deus que nos ama como somos, que nos chama pelo nome em nosso batismo, nos capacita com dons e nos envia para a missão. Comprometidos e comprometidas como JE, partilhamos as atividades ocorridas nos Sínodos nos meses de janeiro a março, bem como o projeto “Juventudes e Pessoas Idosas”, evidenciando o protagonismo jovem. Enquanto CONAJE, planejamos e articulamos assuntos relevantes sobre o 25° CONGRENAJE, Cartilha Criatitude, Dia Nacional da Juventude Evangélica, coluna do JOREV e demais pautas importantes. A formação de grupos de trabalhos nos permitiu aprofundar assuntos, produzir materiais e propor ações que promovam a vida digna a todas as pessoas.

“Que a luz de Cristo brilhe, nos envolva em amor, e que o seu poder nos venha proteger” (LCI 285)
 


Autor(a): P. Gerson Acker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 51434

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br