Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

Plano de Ação Missionária Sinodal

O Plano de Ação Missionária Sinodal, como o próprio nome indica, norteia as ações missionárias que serão desenvolvidas em âmbito Sinodal. O último Plano havia sido desenvolvido em 2016, e estava vigente desde o ano de 2017. O conteúdo deveria ser reformulado em 2020, porém em função da pandemia o calendário foi alterado. Em 2021, o Sínodo propôs o desafio de desenvolver as Ações Missionárias; Atividades e Prazos dos próximos anos, na modalidade on-line. A experiência inédita contou a participação de muitas pessoas, que não mediram esforços para construir de maneira conjunta quais serão as propostas de ações para serem realizadas até 2024.

Para a construção, foi promovida uma reunião com a participação do P. Sinodal, Afonso Adolfo Weimer; P. Vice-Sinodal Mário Maass; o assessor teológico da Presidência da IECLB, P. Dr. Emilio Voigt, além de representantes das Paróquias; Conselhos; Departamentos; Núcleos; Ministras e Ministros, para compreender o que é realmente o Plano de Ação Missionária Sinodal e qual é sua importância.

A partir dos impulsos e detalhamento de cada eixo e desafio missionário trazidos pelo P. Dr. Emilio Voigt, em um segundo momento, novas propostas foram partilhadas para integrarem a nova versão. Após elencar as ações que permaneceriam e quais seriam acrescentadas, foi indicado o Grupo de Trabalho da Redação do Planejamento Sinodal, formado por seis pessoas, que em três encontros, teve como foco redigir o texto final do Planejamento, garantindo que as propostas e seus desdobramentos fossem apresentados de maneira objetiva e condizentes às propostas indicadas durante os dois primeiros encontros. E o objetivo foi alcançado.

Apresentação do Plano

Durante a Assembleia Sinodal, o Pastor Sinodal, apresentou o resultado deste trabalho desenvolvido através do empenho e dedicação de tantas mãos. O resultado foi tão positivo, que ele sugeriu uma Moção de Aplauso pelo resultado final e pelo processo, que foi construído com o comprometimento e participação de muitas pessoas, engajadas em Planejar a Missão no Sínodo Rio Paraná.

PAMI anterior (2017 – 2020):

Em uma análise do Plano anterior, percebeu-se que muitas das ações e atividades foram alcançadas e já são realidade prática na vivência comunitária. As ações eram as seguintes:

Ação 1: Empoderar pessoas com o conhecimento bíblico e teológico;
Ação 2: Planejar a formação;
Ação 3: Otimizar a Educação Cristã Contínua nos Núcleos;
Ação 4: Fortalecer o Planejamento Missionário;
Ação 5: Usar as Tecnologias de Comunicação;
Ação 6: Contribuir com Gratidão;
Ação 7: Desenvolver Capelania Hospitalar;
Ação 8: Fomentar Ações Diaconais.

PAMI atual (2021 – 2024):

Após o processo de construção do novo Plano, ele passa a ter as seguintes Ações:

Ação 1: Fortalecer a Educação Cristã Contínua Capacitando Pessoas para Testemunhar sua fé;
Ação 2: Planejar e Otimizar a Formação;
Ação 3: Desenvolver a Consciência Missionária de Cada Membro de Comunidade para Efetivar o Testemunho Cristão;
Ação 4: Ampliar o Uso dos Meios de Comunicação;
Ação 5: Promover a Contribuição por Gratidão;
Ação 6: Fomentar Ações Diaconais.

Confira quais são as atividades propostas na imagem abaixo (disponível também para download):


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br