Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Todos nós fomos num só espírito batizados nesse corpo

IECLB - Igreja de Comunidades

Nesse mês de outubro, ao lado das comemorações alusivas à Reforma da Igreja Cristã, ocorre o XXVIII Concílio da IECLB, em Chapecó/SC, no Sínodo Uruguai.

O Concílio, o órgão soberano da IECLB, o nosso parlamento, reúne pessoas oriundas das nossas Comunidades, dos nossos Sínodos e das nossas Instituições, todas incumbidas de expressar, mas também decidir o que queremos ser: uma Igreja bem estruturada, orientada para o futuro, atuante conforme a realidade, abrindo espaços e realizando ações concretas, sendo acolhedora, criativa e motivadora a uma participação com alegria e convicção. Enfim, uma Igreja que presta contas da sua esperança e vive a fé em Cristo em nível comunitário, sinodal e nacional.

A Constituição da IECLB, no seu Art. 9º, afirma Na Comunidade concretiza-se a missão da Igreja no anúncio da Palavra, na exortação ao arrependimento, na mensagem do perdão e no chamado à prática do amor, da justiça, da solidariedade e do serviço ao próximo e à sociedade. 

Ora, Comunidade é bem mais do que ‘base de trabalho da IECLB’. Sem Comunidade em nível local, não há Igreja em nível nacional. Em termos bíblicos, Cristo continua a viver na sua Comunidade, quando dois ou três estiverem reunidos em seu nome e ouvem a voz do seu Pastor. O apóstolo Paulo concretiza o que é Comunidade identificando nela o Corpo de Cristo (Rom 12 e 1Cor 12): todos nós fomos num só espírito batizados nesse corpo (1Cor 12.13). 

O Corpo de Cristo é tanto a Comunidade local como a Igreja em nível nacional, instado a sempre de novo responder aquela pergunta que Jesus fizera aos seus discípulos E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? (Mt 16.15).

Insistimos nesse ano que de uma Comunidade jovem brotará uma Igreja viva. Isolar-se ou mesmo ignorar as decisões e a caminhada da Igreja é ser congregacionalista. Quanto mais juntos andarmos na fé, na esperança e no amor, nos auxiliarmos na intercessão e na solidariedade, melhores condições teremos de responder, como IECLB: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.
 


Autor(a): Carlos Möller
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 17040

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br