Igreja e Sociedade



ID: 2797

SALMO 131 E O FIASCO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

10/07/2014

Terça-feira à noite, depois da apresentação caótica da seleção brasileira (7X1 pra Alemanha), tive a missão de celebrar um culto, marcado anteriormente. Como a Bíblia fala da vida, na reflexão do culto, não pude deixar de fazer uma análise sobre o acontecido, trabalhando inclusive nossas emoções combalidas. Usando as palavras do Salmo 131, afirmei que o problema da seleção brasileira, há muito, aliás, está na SOBERBA. Neste particular, a Rede Globo, é mestre em fomentar uma euforia barata que alimenta egos vazios. Baseando-se na ilusão dos títulos ganhos no passado, a seleção brasileira, a meu ver, preparou-se somente para a vitória, ao invés de humildemente ter se preparado para o jogo, onde há sempre possibilidade de momentos adversos, principalmente quando se enfrenta seleções europeias, com um nível de preparo. O Brasil perdeu para seu orgulho! Perdeu para a falência emocional. Neste sentido, a seleção precisa urgentemente trabalhar a parte emocional, aprendendo a lidar com as frustrações que fazem parte do jogo, principalmente quando se enfrenta seleções bem preparadas, não só tecnicamente, mas principalmente emocionalmente sólidas. O grande problema brasileiro como sempre é mais a instabilidade emocional do que problemas relativos à qualidade dos jogadores ou do técnico. Ler o salmo 131 faria bem antes de qualquer jogo! Ler o Salmo 131, aliás, faria bem também para nós enfrentarmos com humildade e realismo as jogadas de nossa vida diária! Diz o salmista: “Ò Senhor Deus, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância.” (Salmo 131.1)
O sofrimento só tem uma função positiva na vida: nos ensinar a lidar melhor com as nossas frustrações, serve como preciosa lição de vida para nos amadurecer como seres humanos. Precisamos, portanto, aprender a lidar com as nossas frustrações de forma realista em todos os níveis da vida! Mãos à obra!

P. Cesar Neiverth – Paróquia de Quinze de Novembro - RS


Autor(a): Pastor Cesar de Neiverth -
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade / Subnível: Missão - Sociedade - Copa do Mundo
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29032

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br