Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

DIA DA MULHER: COMEMORAÇÃO OU REFLEXÃO?

06/03/2015

Caros leitores e leitoras! No dia 08 de março lembramos o Dia Internacional da Mulher. O que temos para comemorar? Certamente há avanços e melhorias na vida das mulheres. Reconhecimento da capacidade de trabalho das mulheres para a sua realização pessoal; compartilhar tarefas domésticas em muitas casas; igualdade nas leis trabalhistas; votar e ser votada; licença maternidade. Apesar dos avanços ainda há muitas barreiras que são colocadas pela sociedade. Há mulheres que têm jornada dupla e até tripla; em caso de separações os filhos geralmente ficam com elas; ainda há mulheres que recebem um salário menor por ser mulher, tarefas que são de mulheres. Todas essas situações convocam a sociedade a refletir e corrigir estas distorções que ofendem a dignidade das mulheres e do ser humano. Superar velhos costumes exige vontade e persistência tanto de homens quanto de mulheres.

“Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gn 1.27. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, portanto iguais em valor e dignidade. Isso é assim atualmente? Percebemos que há muita violência física contra as mulheres, sem contar a verbal e psicológica. Esta semana foi sancionada a Lei do Feminicídio 8.305/14 pela Presidente da República que torna o Feminicídio (matar pelo fato de ser mulher) crime hediondo, o que mostra a preocupação da sociedade com esta realidade tristemente presente em nosso dia a dia. A violência contra as mulheres, de forma especial, é incompatível com a fé cristã. A pessoa cristã não pode ser autora ou promotora de qualquer tipo de violência.

Nosso Senhor, Jesus Cristo, em diversas situações, questiona costumes incompatíveis com seu ministério e o projeto de Reino de Deus. Olhar e compreender que há diferenças entre homens e mulheres nos ajudam a entender quem está do nosso lado. Diferenças com as quais o ser humano foi criado por Deus com a finalidade de complementariedade e não de opressão em detrimento da supervalorização da força ou da resistência, por exemplo. A vida humana requer sensibilidade e uma capacidade de compreensão muito grandes.

Poderíamos facilmente concluir que a vida humana não é para todos. O que novamente é contraposto com o ensino de Jesus quando ele fala da videira verdadeira: “Assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.” Jo 15.4b. A condição para produzir frutos da fé é a união com a videira verdadeira. A condição para viver de forma cristã é a permanência em quem é o doador do amor e mantenedor da vida: Deus em Cristo. Assim é incompatível a prática da violência e a fé cristã.

Dia Internacional da Mulher é um dia de reflexão, conscientização e muito menos um dia de festas. É dia para que homens e mulheres assumam compromissos de superação de qualquer tipo de violência que ferem a dignidade e a integridade da vida humana. Deus se alegrará com cada pequeno gesto rumo à superação da violência e a promoção da vida integral em sua criação.
 

Chapecó-SC


Autor(a): Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32069

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br