Educação Cristã Contínua



ID: 2661

A MORTE DE JESUS.

Estudo Bíblico

19/04/2017

Estudo Bíblico A morte de Jesus.

 I – Introdução

A vida terrena é uma experiência fascinante, no mínimo interessante. A gente nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e depois, morre. Trata-se de um caminho que não se pode evitar. Muitos se preocupam em prolongar a vida humana na terra, ou até mesmo em melhorar a qualidade e as condições de vida humana. Mas a morte é algo inevitável, mesmo com todo o avanço da tecnologia, estudos e medicina avançada. Contudo, como cristãos, cremos que a morte não é o fim de tudo, pois Deus mesmo colocou a vida eterna ao nosso alcance e disposição (Jo 3.16). Jesus Cristo também foi verdadeiramente ser humano. Sujeitou-se às mesmas sensações que todos sentem. Sentiu fome, frio, calor, dores, tristeza, chorou. Sentiu felicidade e alegria, mas também ficou irado e revoltado... e, também passou pelo vale da sombra da morte. Jesus também morreu. Assim, vamos fazer algumas perguntas a respeito da morte de Jesus para tentar esclarecer alguns aspectos de nossa própria vida.

II – Quando Jesus morreu?

Jesus foi entregue às autoridades romanas naquela quinta-feira a noite, logo depois de haver celebrado a última ceia com seus discípulos. Aquela noite ficou conhecida como “a noite em que Jesus foi traído” (1 Co 11.23). Por esta época Jesus estava com cerca de 33 anos de idade. Na sexta-feira (hoje conhecida por nós como Sexta-Feira-Santa) pela manhã, depois de muito sofrimento e torturas físicas, Jesus foi julgado, diante de Pôncio Pilatos, sendo trocado por um famoso bandido chamado Barrabas. Pelas 9:00h da manhã Jesus foi pregado a uma cruz. Ao meio-dia, houve trevas sobre a terra até as 15:00h (3 horas da tarde). Não suportando tantos sofrimentos, Jesus entregou seu espírito e faleceu. No mesmo instante o véu do Santuário se rasgou do alto até embaixo, indicando que a partir daquele momento todos tem livre acesso a Deus, através de Jesus. Tudo o que aconteceu paralelamente levou muitas pessoas a reconhecer que Jesus não era uma pessoa comum. (Mt 27.54).

III – Como Jesus morreu?

Jesus morreu, mas não foi de morte natural! Jesus morreu, mas não foi por causa da idade avançada! Jesus morreu, mas não foi em virtude de uma doença terminal! Jesus morreu, mas após um longo e violento período de sofrimento, castigo, torturas. Alguns estudiosos concordam com a tese de que Jesus Cristo, filho de Deus, foi assassinado. É importante afirmar e reafirmar que Jesus morreu mesmo. Não foi apenas uma morte aparente como alguns queriam no século passado. Às 15:00h um dos soldados perfurou um dos lados de Jesus com uma lança para se certificar de que ele já estava morto. O que verteu daquela abertura foi uma mistura de sangue e água (Jo 19.31-37). Provavelmente fosse uma mistura de sangue coagulado e soro (algo parecido com água). Isto aconteceu por causa do sangue acumulado no pericárdio. Todas as torturas físicas, socos, pontapés, açoites que Jesus suportou, causaram um rompimento desta membrana que reveste o coração.

IV – Por que Jesus morreu?

Durante seu ministério terreno Jesus alcançou muitas pessoas. Contudo, como ninguém consegue agradar todas as pessoas ao mesmo tempo, algumas das autoridades religiosas da época sentiram-se ameaçadas por tudo o que Jesus estava fazendo e principalmente ensinando. A sua pregação, com mensagens tão claras e tão fortes, acabou incomodando muita gente. Porém, cremos que a morte de Jesus já estava dentro do projeto de Deus para salvação da humanidade. Lembremos da oração de Jesus no Getsêmani: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo não seja como eu quero e sim como tu queres.” Judas entregou Jesus às autoridades romanas, traindo o seu mestre por 30 moedas de prata. Por outro lado, tudo está sendo dirigido por Deus para a plena realização do plano de salvação da humanidade. Tudo isto aconteceu por causa do amor de Deus pela criatura humana. Lembremos novamente de Jo 3.16

V – Para que Jesus morreu?

A morte de Jesus não foi um espetáculo de alguém que queria se exibir. Jesus morreu para que “...todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” Somente na cruz de Cristo há salvação. O caminho para o céu passa pela cruz. Assim, a morte de Jesus absolutamente não foi em vão. Algumas pessoas até desafiaram Jesus para que ele descesse da cruz, mas Ele permaneceu até o fim para cumprir com o propósito de salvação. O sangue de Jesus, derramado na cruz foi o preço que Deus pagou para a nossa salvação. Foi o preço pelo nosso resgate (Mc 10.45).

VI – Cristo está vivo

Ele não permaneceu na cruz, nem na sepultura. Está vivo e quer morar também no nosso coração. Ele faz o convite e espera por ti.

VII – Para refletir e praticar

1. Por que foi preciso que Jesus morresse numa cruz?

2. Qual o significado da morte de Jesus?

3. O sacrifício de Jesus é suficiente para nossa salvação?

4. Se você fosse um médico, o que escreveria no atestado de óbito de Jesus?

5. Você crê que Jesus morreu também por ti?


Autor(a): P. Leandro Daniel Ristow
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 42052

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br