Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Prefeitura de Teutônia ((RS) celebra novo contrato com o CAPA

Assinatura reafirmando o contrato com o CAPA foi acompanhado por representantes de grupos atendidos

05/04/2018

A Administração Municipal de Teutônia (RS) celebrou um novo contrato com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), no dia 5 de abril, na sede do Sínodo Vale do Taquari, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Formalmente, o contrato já está em vigência desde fevereiro.

A parceria com o CAPA visa fomentar a agroecologia e, consequentemente, estimular mais qualidade de vida à população. A proposta é resgatar hábitos alimentares saudáveis, além do resgate do saber popular das plantas medicinais, em consonância com os conhecimentos científicos. Com isso, também se busca uma alimentação mais saudável e de qualidade, com alimentos sem agrotóxicos.

O Capa atende a 10 Grupos de Saúde Comunitária em Teutônia: Linha Germano, Linha São Jacó, Linha Clara, Linha Catarina, Pontes Filho, Linha Wink, Bairro Canabarro, Bairro Languiru e Bairro Teutônia, além das agentes comunitárias de saúde, que são disseminadoras do conhecimento, indo ao alcance das comunidades visitadas.

Mudança de vida

Durante a celebração simbólica do contrato, duas integrantes dos grupos comunitários manifestaram-se e destacaram a importância da assessoria do CAPA. “O grupo de saúde comunitária foi algo muito bom para nós, mulheres. Nossa saúde mudou para melhor. Graças ao CAPA, estamos resgatando muitas tradições saudáveis dos nossos antepassados, como as receitas e as pomadas caseiras”, destacou Claire Valmi Schlabitz, do grupo da Comunidade Paz, do Bairro Teutônia.

Teomilda Etgeton, do Grupo Vida Digna, do Bairro Canabarro, também sublinhou a mudança de vida que a agroecologia possibilitou.”Nós mudamos a alimentação, nossa vida mudou para melhor. O que aprendemos nos encontros do CAPA, acabamos repassando para outras pessoas por redes sociais, inclusive para amigos de outros estados”, frisou.

E é justamente com o propósito de oferecer qualidade de vida às pessoas que o CAPA nasceu há 40 anos, em um momento de grande dificuldade para famílias agricultoras continuarem no campo. Os grupos de saúde foram criados na região entre os anos 2000 e 2003, por iniciativa de um grupo de pastores da IECLB percebeu que a população estava adoecendo muito cedo é que surgiu a ideia e a necessidade de um trabalho voltado a saúde comunitária. Surgem então os Grupos de Saúde Comunitária, iniciativa que se mantém forte, não somente em Teutônia, mas também em outros municípios do Vale do Taquari. “Trabalhamos com um grupo ecumênico, nossa missão é incluir pessoas e famílias neste trabalho e o objetivo deste é melhorar a qualidade de vida das famílias. É um trabalho que está tendo retorno e impacto positivo”, afirmou a coordenadora e nutricionista da entidade, Melissa Lenz, que ainda lembrou que Teutônia foi pioneira no Vale do Taquari em estabelecer convênio com o Capa, há alguns anos.

Parceria

O pastor sinodal e atual presidente do conselho do CAPA, pastor Gilciney Tetzner, destacou que o CAPA. como braço social da IECLB, tem uma função de extrema importância. “Somos uma igreja herdeira da Reforma Luterana, com uma teologia voltada à vida e que, por isso, vai ao encontro das pessoas que mais precisam.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, da mesma forma, enalteceu a importância da parceria. “Sabemos do importante serviço prestado pelo CAPA. Nossa atribuição é cuidar das pessoas e, aqui, outorgamos este processo. É uma alegria renovar esta parceria, que gera saúde pública, emprego e renda. Nós acreditamos nessa proposta”.

Texto e foto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação CAPA


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br