Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Jejum Diaconal 2018

Não Matarás (Êxodo 20.13)

De 14/02/2018 a 08/04/2018

20180214-Jejum Diaconal 2018
Jejum Diaconal 2018-2-folder
1 | 1
Ampliar

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo seja com cada um e cada uma de vocês!

Estamos no tempo da Quaresma. É um tempo especial de reflexão, mudanças, de oração e de Jejum Diaconal.

Como todos os anos, também em 2018 estaremos realizando o Jejum Diaconal da Quaresma que é uma ação de fé em favor de pessoas ou causa importante. Somos convidados e convidadas a deixar de consumir alguma coisa (doces, bebidas, carne vermelha, roupas...) durante a quaresma juntar e somar esse valor e leva-lo à igreja num culto. De preferência coloque num envelope com nome Jejum Diaconal. Nesse ano, com nossa ação, estaremos colaborando para os projetos e trabalhos com crianças que são: Associação Caminhar Juntos, Projeto Jardim Paraíso e Projeto Morro do Meio. Além do recurso financeiro que irá contribuir para o trabalho, queremos também divulgar o trabalho que é realizado a nível de Sínodo Norte Catarinense e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e solicitar as orações de todos e todas para projetos tão importantes no cuidado com as crianças.

As coordenadoras e o coordenador dos projetos, se colocam à disposição para mais informações, se necessário.

Associação Caminhar Juntos em Piçarras/SC
Coordenadora Elaine Verônica Chilanti Lima
e-mail: a.caminharjuntos@yahoo.com.br

O “Projeto Caminhar Juntos” foi criado pela Diaconisa Gerda Dolores Nied, em maio de 2003, com um passeio de bicicleta pela localidade, onde visualizou crianças na rua sem nenhum entretenimento orientado. Usando de metodologias próprias desenvolvidas em outros projetos na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), aliada a sua sensibilidade, a cena observada a mobilizou, para a situação de uma realidade social, fato que levou a dando início aos trabalhos, com as crianças nas ruas do bairro desenvolvendo atividades de canto, contação de histórias e brincadeiras.

As necessidades sobrevieram em meio às resistências naturais e sequencialmente coube a necessidade de espaço próprio para as execuções das atividades. A aquisição de terreno integrado à comunidade local aconteceu no decorrer do ano de 2003. Os recursos foram levantados com a ajuda de voluntários, entidades e de Diaconisas da Alemanha que viabilizaram o projeto colaborando, financeiramente. Com a construção pode-se inaugurar a área física de 90m²construída em setembro de 2004. No ano seguinte diante da necessidade de se ter mais espaço físico, ampliou-se a construção em mais 90m² também com recursos locais e advindos da Alemanha. As atividades prosseguiram com aquisições de móveis, materiais educativos e a participação das crianças em atividades de canto, pedagógicas, lúdicas e culto infantil.

Diante do aumento do trabalho houve necessidade no acréscimo de espaço físico. Em junho de 2007 a decisão pela aquisição de outro espaço localizado na mesma rua foi decisivo para a organização das metas projetadas contando a partir de então com espaço físico de 250m² para o desenvolvimento de suas finalidades. Já em 2013 com recursos advindos de doadores o Caminhar Juntos adquiriu uma pequena casa na Rua Santa Luzia no bairro Itacolomi, e em maio de 2016 com recursos doados da Alemanha adquiriu uma área com dois pavimentos construídos em alvenaria ao lado da pequena casa de madeira, objetivando melhor acolher e acomodar as crianças e os adolescentes com mais segurança. A fundadora Gerdha Nied continua a assessorar a Associação Caminhar Juntos, e figura no quadro como Presidente de Honra.

Para a consecução dos objetivos socioassistenciais a Entidade dispõe de uma equipe técnica constituída de Coordenação Técnica, de Orientadoras, Pessoal Operacional, voluntários e uma Diretoria sempre presente.
Atende 71 crianças diariamente.

Missão Morro do Meio em Joinville/SC
Coordenador: Nilson Vanderlei Weirich
e-mail: nilson-weirich@ig.com.br

Morro do Meio, um bairro com mais de 10.000 habitantes, até 2010 estava entre os bairro com alto índice de assassinatos. Ainda temos sérios problemas sociais e de drogadição e de desestruturação familiar.

Em 2004 inicia um pequeno grupo de canto, no contra turno da Escola Dr. Rubem Roberto Schimidlin e logo após, uma oficina de violão. Em 2008 como convênio da Missão Aliança da Noruega, estruturamos este trabalho, passando a se chamar Missão Morro do Meio e vindo a agregar novos trabalhos e oficinas.

Cumprimos o chamado de Deus, para “darmos oportunidade a vida”, promovendo justiça, disseminando valores, articulando pessoas e entidades para que tenhamos uma sociedade digna e promovendo o protagonismo.

Atualmente a Missão Morro do Meio realiza trabalhos de oficinas de violão, flauta, teclado, coral nas escolas, grupos de adolescentes e articulações comunitárias.

Projeto Missão Criança Jardim Paraíso
Coordenadora: Eunice Butzke Deckmann
e-mail: pmcparaiso@gmail.com

O Projeto Missão criança tem sua sede no Bairro Jardim Paraíso, em Joinville/SC. Iniciou suas atividades em 1998 com trabalhos voluntários de membros das Paróquias Unida em Cristo e São Mateus.

Possui sede própria e constituição jurídica e atualmente atende de segunda à sábado, 150 crianças e adolescentes semanalmente com atividades esportivas, canto coral, aulas de violão, apoio pedagógico, culto infantil

As atividades são mantidas através de parcerias, participação em editais, doações e eventos

O trabalho desenvolvido pelo Missão Criança é extremamente relevante no Bairro, pois estamos situados numa região de alta criminalidade relacionada ao tráfico de drogas e o domínio de território de 2 facções organizadas PCC e PGC.

Temos como objetivo oferecer um espaço de convivência sadio e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, permitindo assim o acesso à cultura, esporte e lazer no contra turno escolar pautados por princípios e valores cristãos.

(Veja também o vídeo na midiateca logo abaixo.)
 


 



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br