Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Isaías 49.1-7 - Epifania - 06-01-2013

Caderno de Cultos 2013

06/01/2013

06/01/2013 – Epifania
Jo 1.43-51; 2 Co 4.3-6; Pregação: Is 49.1-7
P. André Martin Radinz – Querência

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Boa noite! / Bom Dia! Sejam todos bem-vindos/as a este culto, onde queremos louvar e bendizer o nome do nosso Deus. As palavras bíblicas que nos acolhem neste encontro encontram-se no Evangelho de Mateus 4.23: “Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a Boa Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo”. Com estas palavras do Evangelho de Mateus, saúdo a cada um de vocês neste dia. Que possamos, assim como Jesus, anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Uma forma de fazê-lo é louvar o seu santo nome. Convido a cantarmos do nosso hinário o hino de número ....

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
41 – HPD I – Linda Estrela, meu Jesus

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos não em nosso próprio nome, mas em nome de Deus Pai, que formou o universo e tudo que nele existe; em nome de seu Filho, Jesus Cristo, que chamou seus discípulos para a grande seara; e em nome do Espírito Santo que nos motiva a aceitar o chamado para a missão. Que o Tríuno Deus venha nos encorajar neste culto para que possamos escolher o caminho do compromisso e transformação para glorificarmos o nome de nosso Deus. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
321 – HPD II – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Em tua presença, ó Deus, queremos reconhecer os nossos pecados e falhas que cometemos em palavras, ações e pensamentos. Deus da Vida, reconhecemos que muitas vezes não praticamos o que aprendemos; muitas vezes não levamos a sério a tua advertência e orientação; outras vezes não levamos a sério a promessa que fizemos no dia do Batismo. Ajuda-nos Senhor a sermos fiéis seguidores teus. Pedimos-te o teu perdão, cantando:
ô Perdão, Senhor, Perdão. (3x)
Reconhecemos que muitas vezes desprezamos os outros. Faltamos com o amor em nossos diálogos. Perdoa-nos, Senhor pelo nosso egoísmo que exclui as pessoas pobres e marginalizadas. Não nos repreendas, Senhor, na tua ira, nem nos castigues no teu furor. Estenda a tua bondosa mão sobre cada um de nós com o teu perdão, por isso pedimos o teu perdão, cantando:
ô Perdão, Senhor, Perdão. (3x)
ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus em sua misericórdia manifestou o seu amor ao seu povo. O Profeta Jeremias 31.34 diz: Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. Vão, pois nesta certeza, porque todos os vossos pecados estão perdoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
A nossa fé não se fecha em si mesma, mas leva-nos a pedir também pelas dores e sofrimentos existentes na comunidade e no mundo em que vivemos.
Pela paz que tu nos concedes, e a salvação que tu nos ofereces pelo Batismo, oremos ao Senhor.
ô Tem, senhor, piedade. (3x).
Pelas pessoas que se mostram indiferentes com a tua igreja e a vida familiar, oremos ao Senhor.
ô Tem, senhor, piedade. (3x).
Pelas famílias que sofrem por doença, conflitos, brigas e perda de entes queridos, oremos ao Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
O Salmo 40.1-3 diz: Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor. Por isso convido para glorificarmos ao seu Santo nome cantando:
Hino:ô Glorificado seja teu nome, glorificado seja teu nome! Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Jesus!

ORAÇÃO DO DIA
Misericordioso Deus da vida. Agradecemos por podermos contar com a tua ajuda nesta vida. Pedimos: prepara-nos para ouvir a tua palavra neste dia, dando-nos um coração alegre e mãos prontas para agir. Por Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo vive para sempre. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2 Co 4.3-6

2ª Leitura Bíblica: João 1.43-51
Convido a todos que puderem a se colocar de pé em respeito ao evangelho de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Aclamemos o santo evangelho cantando: Aleluia!

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD II – Pronto Senhor

PREGAÇÃO
Isaias 49.1-7
Que a graça de nosso senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém!
Querida comunidade, estimados irmãos e irmãs em Cristo!
Hoje é 06 de janeiro, dia conhecido como dia de Reis. Mas nós nos reunimos em culto por algo maior, celebramos hoje como comunidade cristã o dia de Epifania. Dia este que significa a revelação de Jesus Cristo. Gostaria de iniciar esta pregação com um apequena história:
Certo homem observava pesadas máquinas que removiam a terra para abrir uma nova rua. Viu também um formigueiro no caminho das máquinas. As formigas trabalhavam tranquilamente, carregando seus alimentos. E o homem pensou: preciso avisá-las, para que fujam, a fim de não serem destruídas pelas máquinas. Fez várias tentativas, mas foi tudo em vão. Então ele concluiu: para poder alertar estas formigas sobre o perigo que correm, preciso tornar-me, também, uma formiga.
Guardadas as devidas proporções da ilustração, foi exatamente isso que Jesus fez. Ele tornou-se um de nós, experimentou nossas fraquezas, medos, angustias, mas também experimentou nossas emoções, alegrias e afetos. Esta revelação abre os nossos olhos e nos mostra um Deus que se iguala a seus filhos e filhas, criando a oportunidade de nos reconciliarmos com o nosso criador, e isso só é possível porque o próprio “Deus entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte, e, por amor dele, perdoou-nos todos os pecados; deu também, a todos os que creem em o nome dele, poder de tornarem-se filhos/as de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo.” Estas são palavras de absolvição ditas após a confissão de pecados, mas são palavras propicias para dia de Epifania, pois em resumo este acontecimento na história do cristianismo nos mostra/revela o amor de Deus para com seus filhos e filhas.
A vinda de Cristo ao mundo foi um acontecimento imprescindível para a nossa salvação. Ao longo da história, Deus usou profetas e profetizas para anunciar a vinda de seu Filho, sabia Ele que não seria um ministério repleto de alegrias, sabia Ele que seu Filho seria desprezado, humilhado e morto, mas também sabia que o poder divino superaria o poder da morte eterna. Ouçamos as palavras do profeta Isaias 49.1-7
Ler o texto
Amados e amadas! O texto bíblico de Isaías 49.1-7 é um poema que anuncia a vinda do Servo Sofredor (Jesus Cristo). Alguns autores, afirmam ser esta a primeira alusão a um caminho de dor e sofrimento. No v. 2, encontramos a alusão da palavra de Deus, como sendo mais cortante do que uma espada de dois gumes. Para seguir essa palavra, são necessários submissão e coração aberto. Palavra que escandaliza e que faz inimigos, que leva ao deboche.
Estas palavras foram originalmente destinadas ao povo hebreu, que se encontrava no exílio babilônico. O exílio significou uma situação em que o futuro estava inteiramente fechado. É a esse Israel que se faz ouvir a mensagem (v.3) de que Deus deseja ser glorificado. O cenário desse discurso são os povos daquela época representados pelas “Nações distantes” (v.1). A missão primeira do servo de Deus é, conforme o versículo 6, trazer de volta os israelitas e ser luz para os outros povos, a fim de levar salvação ao mundo inteiro. Isaías já profetizara antes: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (Isaías 9.2) O servo de Deus, Jesus Cristo, nascido da virgem Maria é a Luz que veio ao mundo. Jesus é a “Luz do mundo”; Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8.12).
Por isso, comemoramos Epifania, Jesus é Deus encarnado. Entre as diversas explicações para a palavra encarnar, que podem ser encontradas no Dicionário Novo Aurélio, destaca-se duas: Tornar-se em carne humana; fazer-se homem; Introduzir-se profundamente. Quando lembramos os Reis Magos, somos chamados a olharmos para além dos presentes que eles trouxeram. “A vinda deles declara que a salvação é estendida aos gentios e a todas as pessoas que querem conhecer e seguir a Jesus Cristo em todos os tempos”.
“Para salvar pessoas Deus tornou-se pessoa! Jesus Cristo encarnou o amor de Deus, mas também encarnou a miséria, a fraqueza, o pecado e a culpa da humanidade. O desafio da Igreja é continuar encarnando o amor de Deus e a necessidade humana. Como? Chegando perto das pessoas, sentindo suas necessidades, suas dores, suas tristezas e culpas para poder comunicar, em palavras e gestos, o grande amor de Deus, que recebe, consola e salva. O desafio da Igreja é sair dos templos e das salas de reuniões e encarnar (entrar profundamente) na vida das pessoas para conhecer seus medos, sua insegurança, suas preocupações e poder ser mais “Emanuel” (Deus conosco) para elas. Se Jesus encarnou nossas fraquezas, como nós encarnamos as fraquezas das pessoas dos nossos dias e que vivem ao nosso redor? Estamos atentos aos que estão deprimidos, doentes, desempregados, com seus lares desfeitos, sofrendo violências e injustiças? Como recebemos estas pessoas?” (Reinaldo M. Ludke)


Querida comunidade! Que neste dia de Epifania possamos reconhecer que Jesus é Deus Emanuel, que Ele sofre por cada um e cada uma de nós. Que possamos aceitar o chamado feito no nosso batismo, e assim como servos/as de Deus também ser luz para aquelas pessoas que vivem na escuridão. Falemos de Jesus e de seu amor por nós.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4.7) Amém.
HINO
38 – HPD I – Estrela d’alva, o teu fulgor.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra lida e pregada, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
184 – HPD I – Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós, e se compadeça de vós;
O Senhor levante o seu rosto sobre vós, e vos dê a paz! Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Amém!

CANTO FINAL
456 – HPD II – Deus é meu amparo
 


Autor(a): André Martin Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania

Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 49 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 18740

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br