Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Gênesis 1.1-31 - Dia Mundial de Oração 2018

Estudo bíblico

29/08/2017

Dia Mundial de Oração
Escrito pelo Comitê do DMO do Suriname 2 de março de 2018
“Toda Criação de Deus é Muito Boa! ” Estudo Bíblico: Gênesis 1


Introdução

Nos últimos anos, tem havido muita conversa sobre as alterações climáticas. O Suriname, juntamente com muitos outros países do mundo, sente os efeitos das mudanças climáticas devido ao aquecimento global. Nossa cidade principal, Paramaribo, está situada perto do Oceano Atlântico e muitos lugares são inundados agora na estação chuvosa. Muitos outros países enfrentam a seca, os furacões e as inundações. Os cientistas acreditam que as mudanças subjacentes ao ambiente podem ter sérias consequências. Observamos os efeitos devastadores de desastres naturais sobre o meio ambiente ou desastres causados pelo homem como poluir os rios com o mercúrio da mineração de ouro. A vida harmoniosa dos seres humanos, animais e natureza está totalmente fora de equilíbrio. Muitos concordam que nós, como seres humanos, somos responsáveis por isso. Ao mesmo tempo, somos nós que podemos trazer as soluções para restaurar a harmonia entre a humanidade e a criação de Deus.

Como mulheres do Suriname, acreditamos que a comunidade de fé cristã pode fazer uma grande contribuição para a preservação de um ambiente habitável, saudável e seguro. Na verdade, o futuro da Terra para as próximas gerações é importante para nós. Vemos isso como um dos elementos chaves da fé cristã. Somos lembrados da relação entre Deus e a criação, Deus e a humanidade. Trata-se de ter respeito por todos os seres vivos.

Como uma comunidade cristã, é muito importante estar ciente de que vivemos no século 21, um período que é caracterizado por um rápido avanço na tecnologia. Dado que agora vivemos em uma economia de 24 horas e as pessoas buscam a excelência, todos nós somos desafiados a manter nossos princípios morais e éticos altos. Devemos nos perguntar como alcançar o equilíbrio entre manter-se com a tecnologia por um lado e minimizar os efeitos colaterais negativos da tecnologia em nosso ambiente, por outro lado.

O que significa para nós quando afirmamos no Credo Apostólico: Eu creio em Deus Pai, Criador do céu e da terra, eu creio em Jesus Cristo, seu único Filho, e eu creio no Espírito Santo? Como essa afirmação se relaciona com a nossa fé em Deus como criador? Qual é o nosso papel como cristãos no mundo de Deus? Como vivemos de forma responsável no século XXI?

Somos guiados pelo tema Toda a Criação de Deus é Muito Boa! (Gênesis 1.1-31)

Informações Gerais para Gênesis 1.1-31

A palavra gênese significa origem, começo ou tornar-se. O livro do Gênesis abre para nós a Bíblia, na qual as revelações divinas de Deus são registradas por pessoas de fé. O Gênesis testifica o início da vida na terra, a criação da humanidade e sua responsabilidade para com a criação.
Na história da criação, do caos Deus cria os céus e a terra. Deus cria um cosmos, um mundo vivo (1-26). Deus conclui a criação criando a humanidade à imagem e semelhança de Deus (27). Eles então recebem a comissão de Deus para cuidar da criação de Deus, que, na opinião de Deus, era muito boa (28-31). Tudo isso, Deus faz por falar, separar, diferenciar e criar. Em Gênesis há declarações sobre a beleza da criação e o lugar e a função de cada criatura em toda a criação. E Deus viu tudo o que tinha feito era muito bom.
No Salmo 8, o salmista olha para os céus, a lua e as estrelas e pergunta a Deus o que são seres humanos para que te preocupes com eles? E continua a louvar, “contudo, tu os fizeste inferior somente a ti mesmo, e tu os coroaste de glória e honra e dando-lhes domínio sobre as obras das tuas mãos (3-5).

No entanto, o Salmo não implica que a humanidade tenha o direito de fazer uso da criação de Deus sem se preocupar em cuidar dela. Não trazer desenvolvimento para as comunidades sem uma consideração de sustentabilidade. E certamente não consumir o que a criação oferece sem preservar e renovar os recursos naturais. Nós, criaturas masculinas e femininas, temos que estar conscientes de que somos criados à imagem e semelhança de Deus, e somos chamados a viver em paz e justiça com a criação.

Assim como os animais, a humanidade também recebe as bênçãos de Deus, e uma comissão: ser responsável, fazer boa administração, proteger e cuidar de toda a criação de Deus. Vivemos no mundo, portanto, não devemos danificar o que Deus criou. Além disso, nunca devemos nos colocar acima de Deus, porque a terra é do Senhor e todos os que nele vivem (Salmo 24: 1). Significa, portanto, ser um parceiro de Deus!

Método: Estudo bíblico em grupo

Este método de estudo da Bíblia é conhecido como leitura contextual da Bíblia. Queremos estabelecer um diálogo entre o nosso contexto atual e o da Bíblia. Começamos a ler a Bíblia ciente da nossa situação para que possamos ouvir a palavra de Deus do passado para hoje. Esta abordagem lança nova luz sobre nossas perguntas e ações.

O método tem quatro fases. Escolha um moderador que mantenha uma interação ativa com os participantes.

1. Observação:
O que o texto diz (Deixe o texto ser lido muitas vezes ou em várias versões para iniciar a conversa)? Que palavras se destacam para você? Existem repetições, movimentos no texto? O que está escrito sobre a criação? O que está escrito sobre a humanidade?

2. Interpretação:
A. Que imagens vêm à sua mente quando você ouve as palavras que se destacam para você? (Os participantes devem fazer associações entre o que é dito e sua própria experiência)

B. Em Gênesis 1:22, 28 Deus abençoa os animais e a humanidade. Como você ouve a bênção da criação diante da poluição ambiental, dos desastres naturais, da tecnologia avançada e do abuso do ser humano e da natureza?

C. Como nós, como seres humanos, usamos nossos dons para cuidar da criação? Quais são nossas tarefas para trazer a bênção de Deus para o nosso contexto?

D. Como podemos garantir o futuro da Terra para as gerações seguintes? Considere, por exemplo:
• cultivo de alimentos (orgânicos, fertilizantes químicos, agropecuária de pequena escala)
• extração de minerais (ouro, bauxita, etc), desmatamento (as clareiras levam a menos oxigênio), colheita, caça e pesca de espécies ameaçadas de extinção como as tartarugas marinhas.
• gestão de resíduos (aterros, reciclagem, reutilização, compostagem)
• todas as formas de violência contra crianças, jovens e mulheres

3. Plenário:
Concluir a conversa resumindo o que o tema Toda a Criação de Deus é Muito Boa! significa para vocês e para suas comunidades na medida que vocês recebem a bênção de cuidadores da criação de Deus.

4. Aplicação:
•. Os participantes podem compartilhar as lições aprendidas com o texto da Bíblia e com as conversas nos grupos.
• os participantes podem trabalhar juntos em um projeto ambiental.
• os participantes podem escrever um poema ou uma oração, ou desenhar um quadro baseado no tema.
• Os participantes podem escrever um compromisso pessoal em relação ao seu cuidado da criação de Deus.

Para mais informações, entrar em contato com: World Day of Prayer International Committee
475 Riverside Drive Rom 729. Nova Iorque, NY. 10115 Admin@worlddayofprayer.net Http://worlddayofprayer.net
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br