Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Pastor Nestor Friedrich integrou comitiva em visita ao Papa

07/12/2017

Na quinta-feira dia 07 de dezembro o Papa Francisco recebeu, no Vaticano, a presidência da Federação Luterana Mundial. A delegação luterana foi liderada pelo Secretário-Geral Dr. Musa Filibus e, entre os integrantes estava o P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, presidente da IECLB na visita ao Vaticano. O Papa Francisco dirigiu um discurso aos visitantes ressaltando os momentos que marcaram ecumenicamente o Ano da Comemoração da Reforma, que acaba de ser concluído.
De modo especial o Papa lembrou a sua visita a Lund, na Suécia, em outubro de 2016, quando foi rezado em conjunto para que da graça de Deus brote e floresça o dom da unidade entre os fiéis.
“Somente rezando podemos custodiar uns aos outros. A oração purifica, fortifica, ilumina o caminho, faz ir avante. A oração é como o combustível da nossa viagem rumo à plena unidade.”
Reconhecendo-nos irmãos, disse o Papa, podemos olhar para a história passada e agradecer a Deus porque as divisões dolorosas confluíram, nas últimas décadas, num caminho de comunhão, no caminho ecumênico suscitado pelo Espírito Santo. Este caminho nos levou a abandonar antigos preconceitos, como aqueles sobre Lutero e a situação da Igreja naquele período.
O Papa Francisco enalteceu o diálogo entre a Federação Luterana Mundial e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos:
“Com a memória purificada, hoje podemos olhar com confiança para o futuro. Nunca mais poderemos nos permitir ser adversários ou rivais. Se o passado não pode ser mudado, o futuro nos interpela: não podemos nos subtrair, agora, da busca e da promoção de uma maior comunhão na caridade e na fé.”
O Papa concluiu dizendo: “Invoco, de coração, para vocês, todas as bênçãos de Deus e peço ao Espírito Santo, que una aquilo que está dividido, e venha infundir sobre nós a sua sabedoria mansa e corajosa. E a cada um de vocês apelo, por favor, rezem por mim. Obrigado!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br