Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Entrevistas sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã

03/05/2016

Todos os anos, desde 1908, cristãos de diversas denominações dedicam um tempo para refletir e celebrar a Unidade das Igrejas. É a chamada Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). No hemisfério Norte, a SOUC é celebrada em janeiro, entre as festas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, as Igrejas celebram nos dias que antecedem a Festa de Pentecostes, neste ano de 8 a 15 de maio.

A SOUC possui um tema único, que é traduzido para todos os países e adaptado de acordo com a realidade local. Em 2016 o tema é: “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pd 2.9) e foi produzido pelas Igrejas da Letônia.

Para falar um pouco mais da SOUC, do tema e como as comunidades podem se preparar para celebrar em unidade, a Província Franciscana da Imaculada Conceição, através da Frente de Evangelização da Comunicação, produziu uma série de reportagens, em 10 episódios, disponibilizados pela RCR (Rede Católica de Rádio) e pelo Soundcloud.

O objetivo é informar e provocar o ouvinte a refletir sobre o tema da unidade dos cristãos, e fornecer subsídios para que as comunidades possam se organizar em suas cidades e iniciar ou fortalecer a relação com outras denominações cristãs, valorizando aquilo que os une enquanto seguidores de Cristo.

O material teve produção de Érika Augusto e locução de Frei Gustavo Medella.

Acompanhe os 10 episódios e os entrevistados:

1. Origem e finalidade da SOUC e como ela chegou no Brasil Entrevistada: Pastora Luterana Romi Marcia Bencke – Secretária Geral do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs).

2. O tema e as formas de participação Entrevistada: Pastora Luterana Lusmarina Campos Garcia – Presidente do CONIC no Rio de Janeiro.

3. Atitudes que nos levam à Unidade Entrevistado: Padre Bizon – Diretor da Casa da Reconciliação e responsável da Pastoral do diálogo ecumênico e inter-religioso da Arquidiocese de São Paulo.  

4. Materiais disponíveis para a preparação Entrevistada: Irmã Raquel Colet - MOVEC - Movimento Ecumênico de Curitiba.

5. O espírito profético dos cristãos Entrevistado: Pastor Luterano Inácio Lemke – Presidente do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão em Santa Catarina (CIER).

6. A Unidade e os Direitos Humanos Entrevistado: Padre Julio Lancellotti - Vigário Episcopal para o Povo de rua na Arquidiocese de São Paulo.

7. A Unidade e a tolerância Entrevistado: Padre Luís Corrêa, sj – Jesuíta, Historiador e professor da PUCRJ.

8. O momento político atual Entrevistado: Presb. Wertson Brasil de Souza - Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

9. O diálogo interreligioso Entrevistado: P. Dr. Nestor Paulo Friedrich - presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB).

10. O cuidado com a criação Entrevistado: Dom Flavio Irala – Bispo anglicano, presidente do CONIC.  

 

Ouça abaixo na Midiateca as entrevistas em dois blocos e/ou individualizadas.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br