Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Diálogo entre Luteranos e Pentecostais condena o evangelho da prosperidade

Tema do III Encontro: proclamando as boas novas aos pobres

25/10/2018

(LWI) – O Terceiro Encontro do Grupo Internacional de Diálogo entre Luteranos e Pentecostais chamou a atenção para a situação das pessoas materialmente pobres e de como as igrejas se relacionam com elas.

A Federação Luterana Mundial (FLM) e Igrejas Pentecostais iniciaram em 2016 um processo de diálogo de 5 anos precedido de encontros preparatórios preliminares em 2004 e 2010. Através de encontros anuais buscam conhecer mutuamente suas tradições teológicas e espirituais e buscar maneiras de um testemunho comum.

Neste ano o III Encontro realizou-se no mês de outubro em Santigo de Chile sobre o tema O Ministério Cristão à luz de Lucas 4: 18-19, “Proclamando as boas novas aos pobres.”

O evangelho da prosperidade foi analisado criticamente e os participantes do encontro conclamaram ao ensino fiel sobre a abundância dos dons de Deus para todos os seres humanos e para todas a terra.

“Os membros do diálogo concordaram que, embora seja necessário rejeitar uma teologia da prosperidade que oferece falsas promessas e corre o risco de transformar Deus em objeto de nossos desejos, temos que afirmar a compreensão da prosperidade como uma bênção de Deus dada livremente, e afirmar a promessa de Jesus de trazer vida abundante a todos os povos, como lemos em João 10:10 ”, disse a Rev. Anne Burghardt, Secretária de Relações Ecumênicas da FLM, que acompanhou o grupo.

Aqueles que são abençoados são chamados a ser uma bênção para os outros e a trabalhar para a melhoria de toda a sociedade buscando superar as injustiças e cuidando de toda a criação de Deus. - Rev. Anne Burghardt, Secretária de Relações Ecumênicas da FLM.

Pobreza real de pessoas privadas de direitos humanos

O participante do grupo de diálogo Rev. Dr. Richard Waldrop fez uma apresentação sobre os pentecostais e os pobres, na qual ele descreveu o papel fundamental dos pobres na história e no desenvolvimento do Pentecostalismo. A apresentação do Rev. Dr. Walter Altmann versou sobre a compreensão de Martim Lutero sobre os pobres, incluindo um foco cristológico e apontando para a centralidade da cruz. Ambos os palestrantes criticaram o evangelho da prosperidade.

O Bispo Alexis Salgado, da Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH), participou como convidado e compartilhou sobre a vida da igreja local, incluindo as relações entre diferentes denominações. Pastores das duas igrejas membros da FLM no país (IELCH e ILCH) e de várias igrejas pentecostais também participaram do encontro para ajudá-los a melhor compreender o que acontece no cotidiano da vida das igrejas. O Sr. Javier Castro Arcos, diretor do Escritório Nacional para Assuntos Religiosos, e o Rev. Daniel Anabalon, capelão do Palácio Presidencial La Moneda, saudaram os participantes do encontro.

O grupo de diálogo ainda participou de um culto na Igreja Luterana El Redentor, no distrito de Providencia, e visitou várias comunidades pentecostais pertencentes à Igreja Metodista-Pentecostal e à Igreja Pentecostal do Chile.

Os membros do diálogo visitaram o memorial e o museu dos direitos humanos em Santiago. Suas reflexões sobre os encarceramentos ilegais, tortura e assassinatos durante a ditadura militar chilena de 1973-1989 foram um lembrete de que a pobreza é também uma realidade para aqueles que são privados de direitos e liberdades fundamentais.

A próxima reunião será realizada em 2019 na África, sobre o tema “Proclamar liberdade, recuperação e libertação” (Lucas 4:18), enfocando a cura e a libertação. E em 2020, o grupo de diálogo se reunirá na América do Norte para preparar um documento comum concluindo esta fase de 5 anos do diálogo.
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br