Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Dezenas de celebrações reafirmaram a unidade cristã no Vale do Itajaí

04/06/2017

Blumenau 1
Blumenau 2
Pomerode 1
Timbó 2
Timbó 3
Timbó 4
Timbó 1
1 | 1
Ampliar

A Semana de Oração pela Unidade Cristã aconteceu entre os dias 28 de maio e 04 de junho deste ano. Foram muitas as manifestações e celebrações que mais uma vez reafirmaram a importância de se caminhar em conjunto, respeitando as diversas manifestações de fé e respeito mútuo entre as religiões. O tema neste ano foi “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma”. Baseado em 2 Coríntios 5:14-20, o tema também faz alusão aos 500 anos da Reforma. O material dessa edição do evento foi preparado pela Comissão Ecumênica Alemã, país considerado um dos berços da Reforma.

Na semana q antecedeu o início oficial, o Núcleo Ecumênico de Blumenau realizou uma linda celebração de abertura na Paróquia Católica Santa Terezinha, em Blumenau/SC. O culto ecumênico contou com representantes das igrejas Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) e Evangélica Luterana (IELB), além da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

Em Timbó/SC, a Semana de Oração foi celebrada em três momentos. No dia 25 uma celebração na Igreja da Ressurreição (IECLB), no centro da cidade, abriu o início das celebrações. No dia 31 uma noite musical uniu católicos e luteranos com momento de confraternização na Comunidade Santa Terezinha (ICAR). O encerramento aconteceu no dia 03, na Comunidade Santa Rita de Cássia (ICAR).

Há 21 anos a Rede de Ensino de Pomerode/SC reflete o tema da Semana de Oração. No dia 08 reuniu cerca de 300 alunos de todas as escolas municipais, estaduais e privadas do município. A celebração foi realizada por pastores da igreja luterana (IECLB), que nesse ano completa os 500 anos de Reforma, e por um padre católico.

Dezenas de outras celebrações aconteceram ainda no Sínodo Vale do Itajaí em cidades como Gaspar, Brusque ou em paróquias do litoral catarinense. Foram encontros marcados com muita alegria e disposição para a vivência da partilha. A cada ano que passa o movimento se fortalece nas comunidades católicas e luteranas.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 42656

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br