Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Deus e a dignidade humana. Um estudo conjunto de luteranos e católicos e o consenso em matéria de ética

10/03/2017

O Grupo de Trabalho Bilateral (ou Bilateral Working Group – BILAG III) da Igreja Evangélica Luterana Unida da Alemanha – VELKD e da Conferência dos Bispos Alemães lançou uma nova publicação intitulada “God and Human Dignity” (Deus e a dignidade humana).

A informação é publicada pela Federação Luterana Mundial, 09-03-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.


O grupo de trabalho voltou-se a temas relacionados à antropologia e ao discernimento ético entre católicos e luteranos durante vários anos. Os presidentes do grupo são o bispo católico Dr. Gerhard Feige, de Magdeburg, e o bispo luterano Dr. Karl-Hinrich Manzke, de Bückeburg.

“Num longo e intenso processo de diálogo, chegamos à conclusão de que há um consenso fundamental em antropologia e em aspectos amplos do campo da ética. Aqui também o princípio aplica-se, de que há mais coisas nos unindo do que nos dividindo”, declarou Feige, presidente também da comissão para o ecumenismo da Conferência dos Bispos Alemães.

“No estudo, as diferenças existentes são denominadas ‘dissenção limitada’, que não removem os pontos fundamentais em comum, nem nos livra da responsabilidade conjunta de proteger a dignidade humana”.

Posição conjunta a favor da dignidade humana

O III Grupo de Trabalho Bilateral vem trabalho sobre o tópico Deus e a Dignidade Humana desde 2009. Ele foi proposto pela Conferência dos Bispos Alemães e pela VELKD. O estudo mostra áreas que as duas igrejas mantêm em comum no tocante à antropologia e ao discernimento ético.

O Grupo busca ajudar os membros de ambas as instituições a melhor compreender os possíveis conflitos e a lidar com eles de um modo adequado. Além disso, mostra que, apesar de diferenças individuais em questões éticas, é possível que as igrejas assumam uma posição comum, convincente a favor da dignidade humana no tocante a questões éticas como a pesquisa com células-tronco, pobreza e educação infantil e morte assistida.
“Em vista dos debates atuais sobre políticas sociais, desejamos fortalecer os fundamentos antropológicos comuns da fé cristã baseados no testemunho bíblico”, sublinha Manzke, bispo de Schaumburg-Lippe e porta-voz da VELKD para as relações luterano-católicas.

“Estou convencido de que as declarações de nosso relatório final podem levar as nossas igrejas a se unirem em nome da dignidade humana, onde quer que ela seja questionada ou espezinhada”.

A VELKD vem mantendo diálogo com a Conferência dos Bispos Alemães desde 1976 visando desvendar questões teológicas polêmicas. O estudo há pouco publicado é o terceiro após “Comunhão em Palavra e Sacramento” (1984) e “Communio Sanctorum: A Igreja e como comunhão dos santos” (2000).

Fonte: IHU - Adital


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br