Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Comitiva de alemães visita o Sínodo Vale do Itajaí e renova parceria

16/05/2017

Uma comitiva composta de seis alemães está visitando diversas atividades do Sínodo Vale do Itajaí, entre os dias 5 e 20 de maio. O programa tem como objetivo aprofundar temas como os 500 anos da Reforma Luterana, comércio justo e solidário, atividades com crianças, jovens, música, imigração e povos indígenas. O Sínodo Vale do Itajaí procurou oferecer um programa diversificado, mostrando atividades em várias cidades, comunidades e instituições.

O motivo da visita está relacionado com o contrato de parceria entre o Sínodo Vale do Itajaí, ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e o Kirchenkreis do Norte da Frísia, pertencente à Igreja Evangélica do Norte da Alemanha. De acordo com o vice-pastor sinodal, Sigfrid Baade, coordenador deste intercâmbio, esta parceria já existe há 12 anos e promove intercâmbios sempre a cada dois anos, uma vez no Brasil outra na Alemanha. Neste ano, na sede sinodal, foi renovada a parceria.

A comitiva é liderada pelo P. Dr. Kay-Ulrich Bronk, bispo do Kirchenkreis do Norte da Frísia; e composta ainda por Christian Herbert Hoffmann (musicista no Kirchenkreis), Inke Hoffmann (professora de iniciação musical), Anna Lena Ihme (área de crianças e jovens), Esther Erika Jacobi (comércio justo) e Karsten Günter Willi Wolff (coordenador das parcerias ecumênicas).

Dentre as atividades que o grupo visitou estão: a Assembleia Sinodal, na qual Bronk palestrou sobre a posição política do movimento da Reforma; aldeias indígenas Bugiu e dos povos indígenas Guarani; o hospital OASE em Timbó; uma empresa de fabricação e comercialização de roupas; um grupo de colonos e feira de produtos naturais, celebrações nas paróquias de Blumenau Velha e Itoupava Seca; museu da Música em Timbó; ensaios de coros e fabricação de órgãos; conferência ministerial; nova sede sinodal; além de encontros do Missão Criança, Culto Infantil, Ensino Confirmatório e Juventude Evangélica. No litoral ainda conheceram cidades com Piçarras, Balneário Camboriú e Governador Celso Ramos (Lar da Oase em Palmas). Na agenda ainda constou a visita ao projeto social “Criança em Primeiro Lugar”. Por fim, passam os últimos dias na chácara da família de Victor Sasse e Elisa Krueger, podendo desfrutar de alguns momentos de integração e avaliação.


 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 42323

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br