Bíblia



ID: 2769

A inspiração da Bíblia

A autoridade da Bíblia recebe singular reforço pela afirmação de sua inspiração. Na verdade, a Bíblia não teria autores, e, sim, um só autor, o próprio Espírito Santo. Seria ele quem por ela se manifesta. Com efeito, se é verdade que a Bíblia é a palavra do trino Deus, ela necessariamente é palavra do Espírito Santo, assim como é palavra de Deus Pai e de Jesus Cristo. Nos textos bíblicos se faz sentir o sopro do Espírito divino. A própria Escritura o confirma. Diz a passagem de 2 Timóteo 3.16: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino (...)”. Algo semelhante lemos em 2 Pedro 1.21. As pessoas, autoras dos textos bíblicos, escreveram movidas pelo Espírito Santo. A existência da Bíblia, pois, não se deve à decisão de alguma instância humana. Ela nasceu por iniciativa do Espírito. Nisto há consenso na cristandade.

A ideia da inspiração de textos sagrados não é nenhuma invenção cristã. Já a encontramos no antigo judaísmo. A primeira cristandade a acolheu, aplicando-a a toda a Bíblia, incluindo o Novo Testamento (NT). Permaneceu controvertido, porém, o modo de entender. Como imaginar “inspiração”? Ora, caso se queira dizer que os autores da Bíblia escreveram sob o impulso do Espírito, não o que discutir. É claro que por trás da vontade de escrever estão a fé, o impacto do evangelho, a motivação do Espírito Santo. Também quando se pensa no conteúdo da Bíblia, não há como contestar que se deve atribuí-lo a Deus. Quem escreve são pessoas que viram e ouviram (1 João 1.1), que falam de suas experiências com Deus, que expõem as razões de sua fé e esperança. O conteúdo da Bíblia não é produto de especulação humana. É testemunho da obra de Deus.

Problemática é a inspiração verbal. Ela atribui ao Espírito Santo não só a vontade de escrever o conteúdo. Atribui-lhe até mesmas a redação, a formulação das palavras. Os autores e as autoras da Bíblia teriam escrito como estando “fora de si”, como meras “canetas” ou “impressoras” do que o Espírito lhes ditou. Tal compreensão deve ser rejeitada. Ela nega aos redatores a qualidade de testemunhas e isto é antibíblico (cf. Atos 1.8). A mente dos autores da Bíblia não se apagou ao escreverem seus textos. Falam da vontade de Deus, de sua promessa, falam de Jesus de Nazaré, do evangelho. Mas eles o fazem “à sua maneira” e do seu jeito. Não são reduzidos a máquinas. Permanecem testemunhas.

Assim se explica a diversidade do testemunho bíblico. Deus fala, sim, mas indiretamente, através da boca de gente concreta, com fisionomia própria, condicionada pelas circunstâncias de seu tempo e de seu ambiente. Por trás dos textos bíblicos estão pessoas de carne e osso, profetas, apóstolos, testemunhas muitas vezes anônimas. Mas o Espírito que as faz escrever é o mesmo (1 Coríntios 12.4). É ele quem está na origem dos depoimentos constantes na Bíblia, quem une a diversidade e quer comunicar-se. Por isso mesmo, inspiração compromete com a busca do Espírito por trás da letra. Importa auscultar o que ele diz às igrejas (Apocalipse 2.7). Quem ainda não percebeu o sopro de Deus na Bíblia ainda não a leu devidamente.

Pastor Dr. Gottfried Brakemeier, em “Por que ser cristão?”, Editora Sinodal

Leia também:
Bíblia – uma palavra inicial
Bíblia – um arquivo histórico
Bíblia como Sagrada Escritura
Bíblia – origem histórica
Bíblia – autoridade em Lutero
Bíblia – e a dúvida moderna
Bíblia – princípios de interpretação
O uso da Bíblia em Jesus
Bíblia – e a ecumene
Palavra de Deus em testemunho humano

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br