Música na IECLB


Com ensaios semanais, grupo canta nos cultos e em eventos festivos da paróquia

Palavra Cantada - Coro Luterano de Brusque - 115 Anos

31/10/2018

Ensaios acontecem np mezanino da igreja - Natália Huf
Homens e mulheres cantam os quatro naipes de vozes do coral - Natália Huf
1 | 1
Ampliar

Sopranos, contraltos, tenores e baixos cantam em uníssono os hinos já conhecidos de quem frequenta a comunidade luterana de Brusque. As canções sacras fazem parte das celebrações e são parte importante dos cultos. Mensalmente, os fiéis podem contar com a presença do Coro Luterano, que participa trazendo a palavra cantada aos cultos.

O pastor aposentado Werner Brunken, que já esteve à frente da comunidade e hoje faz parte do coral, diz que os integrantes estão sempre convidando os colegas da comunidade para participar do grupo de canto: “Tem que renovar, nosso trabalho é constante. Temos ensaios semanais e demanda comprometimento”, afirma.

“A gente sempre se alegra quando consegue convidar alguém que se anima a vir participar”, diz Nair Sartotti Vieira, uma das integrantes mais antigas do grupo.

Cantando principalmente canções sacras, o coral já participou de Oratórios de Natal com outros grupos de canto e faz parte dos cultos da igreja uma vez por mês. “Trazemos a palavra cantada com os hinos, que são escolhidos de acordo com a época do calendário eclesiástico”, explica Denilson Creuz, regente do grupo.

Creuz é regente do coro desde 2008. Maestro e com formação em música, ele também faz parte da comunidade luterana, mas em Blumenau. Além de reger as vozes, ele toca o teclado e o órgão, instrumentos que comumente acompanham o coral. “Às vezes, temos violinos e metais também”, conta.

Os ensaios acontecem todas as segundas-feiras, nas dependências da igreja, às 19h30. São realizados no mezanino, local onde o coral se posiciona quando participa dos cultos, o que acontece mensalmente e também nas datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Advento, Pentecostes e na celebração da Reforma Luterana. No início de cada ensaio, o grupo faz aquecimentos vocais e ensaia cada uma das vozes separadamente, para então praticar os hinos que serão cantados nos cultos.

Os hinos clássicos da igreja luterana fazem parte do repertório, mas, de vez em quando, são ensaiadas canções folclóricas para serem apresentadas em eventos dos quais o grupo participa. “Já cantamos outras músicas, mas, pelo nosso tempo e objetivo, que é abrilhantar os cultos, priorizamos os hinos”, diz o regente. “Mas não falta vontade”, completa.

O regente conta que, hoje em dia, é mais complicado para o coral tomar parte em eventos, devido ao número reduzido de integrantes. “Mas se participava muito de encontros de corais, em Brusque e em outras cidades, e se fazia intercâmbios com outros grupos”, relata.

Conheça os integrantes do Coro Luterano

Adilson Michel
Célia Pellizzaro
Dieter Willrich
Egon Bruns
Elisabete Larissa Debatim
Elsa Jacobs Baumgartner
Érica Storm
Gerson Haacke
Ivone Klabunde
Marcia Beatriz Debatim
Mariane Werner Zen
Marisa de Miranda Haacke
Matilde Wegner
Mirna Doroti Bruns
Nadia Müller Vale
Nair Sartori Vieira
Olga Swambach
Silvia Bruns
Sônia Fürbringer
Walquíria Debatim
Waltrudes Rau Queluz
Pastor Werner Brunken
Regente: Denilson Creuz


Veja outros conteúdos do especial:

– Uma comunidade movida a música - Fundado em 1903, Coro Luterano de Brusque completa 115 anos em outubro
– Participação especial - Com ensaios semanais, grupo canta nos cultos e em eventos festivos da paróquia
– Vozes da história - Coralistas e ex-integrantes do grupo contam suas experiências junto ao Coro Luterano
– Sonho realizado - Idealizado por Aldo Krieger, órgão de tubos de 1,2 mil flautas faz parte da história do coro


Fonte: Jornal O Município - https://omunicipio.com.br/com-ensaios-semanais-grupo-canta-nos-cultos-e-em-eventos-festivos-da-paroquia/


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br