Música na IECLB


Celebrai com júbilo ao Senhor

100 anos de gratidão por um século de bênçãos

03/04/1992

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro-SP, foi fundada em 10 de março de 1883, por imigrantes Alemãs e Suíços. Para recordarem as lembranças de suas pátrias distantes, reuniam-se às vezes em um determinado local e lá cantavam. Certo dia, surgiu a idéia de cantarem nos cultos, para embelezar a cerimônia; foi assim que surgiu o ''Kirchenchor'' (Coro da Igreja), tendo a data de sua fundação marcada em 3 de abril de 1892. Começou uma vida diferente na Comunidade, naquela época ''Deutsche Evangelische Kirche'' (Igreja Evangélica Alemã), porque os componentes do coro além de participarem de muitas festas e apresentações, sempre colaboraram de mãos dadas com o movimento da Igreja.

O primeiro regente foi o Pastor Theodor Koelle, que dirigiu o coro de 1892 a 1920. Com a enfermidade do Pastor Koelle, assumiu a regência sua filha, profa. Dna. Christina Koelle, que dirigiu o mesmo até 1927, participando e abrilhantando os cultos dominicais. Em 1927 com a vinda para o Brasil do Prof. Alfred Roth e sendo o mesmo um bom organista e devido aos afazeres da Dna. Christina, o mesmo a substituiu. Grande foi o seu trabalho de despertar em alguns dos componentes o dom de cantar solos. Nas apresentações realizadas, todas tiveram grande êxito. Dois anos se passaram, e em junho de 1929, o Prof. Roth retornou à Alemanha, mas antes, foi o Padrinho de Batismo da atual regente. Após o retorno do Prof. Roth a sua terra natal, passou a reger o coro o Prof. Carlos Klein, que muito se esforçou durante três anos, até 1932. Neste ano voltou da Alemanha, onde estudara, Dna. Júlia Koelle que assumiu a sua direção até 1939, sendo substituída pelo Pastor Gerhard Graetz, que com muito esforço e dedicação continuou a brilhante trajetória. Com as dificuldades de obter novas músicas, fazia cópias manuscritas para as respectivas vozes. Sob a sua regência, foram 43 anos de bênçãos para o Coral.

Em 1975, gravou o seu 1o. disco LP. Por ocasião da aposentadoria do Ministério Pastoral, continuou ainda por algum tempo dirigindo até 1982, quando assumiu a regência a Coralista Profa. Lizelote Augusta Eichemberger Palota. Atualmente o Coral conta com 22 vozes, que abnegadamente se reúnem todas as 5as feiras à noite para os seus ensaios, deixando de lado todas as obrigações de trabalho, lazer e divertimento. Para marcar a passagem do Centenário da fundação em 1992, se propôs a gravar o presente LP.

O Coral tem participação marcante na vida da Igreja, abrilhantando os seus Cultos e festividades, nos encontros de Corais da Igreja do Distrito de São Paulo e apresentações na cidade de Rio Claro e cidades vizinhas. Um Coral sobreviver cem anos em uma Comunidade é um fato inédito, por esse motivo é que ''Celebramos com júbilo ao Senhor'', por este Século de bênçãos. As nossas homenagens a todos que participaram, colaborando na existência deste Coral.


Veja e ouça as músicas do LP: Celebrai com júbilo ao Senhor -100 anos de gratidão por um século de bênçãos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br