Culto e Liturgia


ID: 2653

Manual de Dedicação

Apresentação

Dedique-se ao estudo! Faça essa tarefa com dedicação! Ela é uma pessoa dedicada! Essas expressões revelam que o termo dedicar tem a ver com zelo, cuidado, atenção, carinho, aconchego. Mais ainda, dedicar tem diretamente a ver com gente; gente que é atenciosa, sensível, minuciosa. Também tem a ver com ordem, finalidade, foco. Numa palavra, dedicar ou dedicação tem tudo a ver com cuidado relacional.

Nesse sentido, este Manual de dedicação chega em boa hora. Pois, um dos componentes da história da IECLB é a busca comunitária por espaços físicos que permitam o encontro aconchegante entre a comunidade e Deus (culto) e sirvam de local para reuniões, para atividades as mais diversas, para a residência ministerial, para a capela mortuária, entre outros. Quando erguidas, as edificações não são consideradas meramente resultado do suor humano e nem concluídas com a última demão de tinta. O ponto alto da conclusão da obra é a confissão pública comunitária de que Deus, o Criador, permitiu essa edificação e que, em última análise, ela está aí para servir de instrumento para uma comunidade que se engaja na missão de Deus. Como tal, as edificações comunitárias, e mesmo instrumentos e utensílios litúrgicos, são colocados ao serviço de Deus.

E é para facilitar a celebração dessa confissão pública que a IECLB coloca nas mãos de ministros, ministras e comunidades este Manual de dedicação. A inauguração e a dedicação na IECLB não iniciam com este manual. Elas sempre existiram e sempre ocorreram com o devido bom zelo e a boa fundamentação teológica e litúrgica. Mesmo assim, sentia-se a necessidade de revigorar a prática da dedicação, de fundamentá-la com mais clareza e, sobretudo, de oferecer subsídios litúrgicos novos, atuais e alternativos.

Seja Deus gracioso conosco, permitindo que este manual sirva de ferramenta para que os atos de dedicação em nossas comunidades glorifiquem o Seu nome e fortaleçam o aconchego comunitário que comove e move para o serviço alegre e grato na Sua missão.

Quaresma, 2011

Nestor Paulo Friedrich
 Pastor Presidente

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Manual de Dedicação.pdf

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br