Culto e Liturgia

Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Apresentação
Possivelmente nenhum outro assunto teológico tenha sido mais discutido na IECLB nos últimos anos do que o batismo. O debate foi particularmente intenso em face de práticas não condizentes com a base confessional da IECLB, como o rebatismo. Foi benéfico para a vida da igreja que a reflexão interna na IECLB tenha se concentrado na natureza e no proveito do batismo, em particular na relação entre graça e fé. Com Lutero (no Catecismo Menor), lembramo-nos que o batismo “opera a salvação eterna a quantos crêem, conforme rezam as palavras e promessas de Deus”.

O batismo obviamente não se limita ao momento da realização do rito batismal. Um dos saldos positivos no embate teológico havido é uma maior clareza de que o batismo é também uma realidade a ser vivenciada diariamente, por toda a vida. Lembrando-nos mais uma vez do ensinamento de Lutero, reconhecemos: o batismo “significa que o velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos, e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente”.

O movimento ecumênico tem advertido, por exemplo no documento Batismo – Eucaristia – Ministério, que não pode haver na comunidade cristã negligência quanto ao significado e vivência do batismo. O batismo não pode ser banalizado e, assim, desprezado. Nesse sentido, está em andamento na IECLB um processo vivo de reflexão sobre qual o sentido e qual a melhor prática batismal na vida comunitária.

Esse processo precisa ser continuamente aprofundado. Para tanto, o Conselho de Liturgia tem se ocupado nos últimos anos com o batismo, visando dar subsídios para a prática comunitária e o exercício do ministério. O presente Livro de batismo está calcado num amplo período de estudo e de experiência, tendo sido precedido por uma “edição de estudo”, lançada no início de 2007. Na seqüência, realizou-se um projeto-piloto desenvolvido no âmbito do Sínodo Norte Catarinense e que teve sua culminância num seminário, com participação de representantes de outros sínodos, em agosto de 2008.

Este livro colhe os frutos desse processo de estudo e experimentação. Trata-se de uma versão revista e ampliada em alguns tópicos teológicos, mas particularmente com novos subsídios litúrgicos. Publicado por decisão da Presidência da IECLB e do colégio da Pastora e dos Pastores Sinodais, o Livro de batismo é um recurso indispensável na prática ministerial.

Assim, toda a IECLB, em particular seus obreiros e obreiras, são convidados e incentivados a fazer uso responsável e intensivo do material aqui apresentado. Estendo o sincero agradecimento da IECLB aos integrantes da equipe que trabalhou com tanta dedicação e competência nesse empreendimento, em especial a seu coordenador e inspirador, Nelson Kirst.
“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” (Efésios 4.5)

Estrela, 15-19 de outubro de 2008, 26.o Concílio da Igreja – IECLB
Walter Altmann
Pastor Presidente (2002 a 2010)
  

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Livro de Batismo .pdf

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br