Culto e Liturgia

Culto - Liturgia de Saída

Avisos gerais
Este é o momento recomendado para os avisos que tratam da vida comunitária em geral: reuniões, encontros, eventos, tarefas, convites. Aqui cabem informações e convites para eventos e atos na ecumene, bem como em toda a sociedade.

Zela-se para que não se ocupe muito tempo com os Avisos gerais. Se a lista for muito extensa, é recomendável imprimir os assuntos num boletim. Neste caso, nem precisam ser apresentados aqui. Será suficiente fazer referência ao boletim.

Um hino ou cântico neste momento pode ser apropriado para reunir a comunidade numa mesma disposição ante a Bênção que virá em seguida, após os Avisos gerais.

Pode ser oportunidade para uma apresentação instrumental ou do coral (que, em princípio, tem a função de sustentar o canto comunitário), e até para simplesmente cantar mais tempo, se a comunidade assim desejar.

Bênção
A comunidade sai e volta para o mundo animada pela confiança na presença de Deus. Isto lhe é afiançado através da Bênção. O texto dessa Bênção pode ser falado, como no caso da clássica bênção aarônica. Existem bênçãos cantadas. E elas podem ser acompanhadas por gestos.

Envio
Abençoada por Deus, sabendo da sua presença na vida cotidiana de cada pessoa, a comunidade não se retrai do mundo e dos desafios humanos, nem monta sua tenda dentro do templo. Abençoada, a comunidade é enviada e vai (“Ide em paz e servi ao Senhor com alegria”), com coração agradecido (“Demos graças a Deus”), para o seu culto do dia-a-dia, isto é, para viver a vida servindo ao Senhor.

A Bênção e o Envio, ou somente o Envio, podem acontecer do lado de fora da Igreja. Para isto, será marcante se as pessoas estiverem num grande círculo, e de mãos dadas.

Poslúdio
Trata-se da peça musical que encerra o culto.

Sino
O sino anuncia que o culto da comunidade reunida terminou.

Confraternização
Ainda que o culto seja declarado encerrado, a comunidade pode ser convidada para tomar um chá, para cantar, para informalmente dialogar, ou até mesmo para realizar uma refeição. Assim pode iniciar o culto do dia-a-dia!
 

Fonte: Livro de Culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br