Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Estação de Junho - Ministério

Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
1 | 1
Ampliar

Estações do Jubileu - Estação de Junho/2017: Ministério

Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, convidamos para, neste mêsde junho, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Ministério, especificamente o Ministério com Ordenação.

Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única Santa Igreja Cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o Evangelho é pregado puramente e os Santos Sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho (Art. 7, Confissão de Augsburgo). A Comunidade Cristã deve, pois, a sua existência à Palavra de Deus. Não por acaso o Apóstolo Paulo perguntou: Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10.14).

A partir do Batismo, todas as pessoas batizadas, reunidas em Comunidade, são corresponsáveis pelo Ministério da Proclamação da Palavra. É tarefa do Sacerdócio Geral, a comunidade das pessoas que creem. A proclamação pública da Palavra e a administração dos Sacramentos é atribuição do Ministério com Ordenação. Mediante a Ordenação, pessoas se colocam integralmente a serviço do anúncio do Evangelho e da administração dos Sacramentos. Ministros e Ministras pregam a Palavra, administram os Sacramentos, ouvem e aconselham, solidarizam-se, indicam rumos, capacitam para a vivência do Sacerdócio Geral de todas as pessoas batizadas, atuam na formação de lideranças e testemunham publicamente a Palavra de Deus na sociedade. Participam e promovem, enfim, a Missão de Deus no mundo.

A Presidência da IECLB conclama as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A quarta Estação, neste mês de junho, traz eventos importantes na sua agenda, como o Fórum de Missão, que inicia no dia 1º e encerra no Domingo de Pentecostes (dia 4), data também do lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2017. Pentecostes nos lembra que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele, mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé (Catecismo Menor). Toda a vida comunitária e de fé, devemos à ação do Espírito Santo, festejado em Pentecostes. Neste dia, também encerra-se a Semana de Oração pela Unidade Cristã, como parte da busca por reconciliação dos filhos e das filhas de Deus, organizados e organizadas em diversos corpos institucionais. O dia 5 (Dia Internacional do Meio Ambiente) lembra a nossa responsabilidade pelo cuidado com a Criação. O dia 10 (Dia do Ministro e da Ministra) convida para refletir sobre o lugar e a tarefa das pessoas que se sentem
vocacionadas e abraçam o Ministério com Ordenação, colocando-se sob a incumbência advinda do Evangelho (Mateus 28.18-20).

É por isso que dedicamos a Estação de Junho ao tema “Ministério”. Subsídios para abordar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos , em especial na Editoria “Ministério”, na página principal, e na página http://www.luteranos.com.br/conteudo/ministerios. Na página oficial da IECLB no Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial), são postados ecards (cartões eletrônicos) e conteúdos diversos que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano (http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/500-anos-jornalevangelico-luterano), desde 2012, as páginas centrais contêm uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

Fraternalmente,
P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br