Vamos obedecer! Há bênçãos nisso!

Senhas diárias

29/05/2018

Obediência! Algo que não agrada muito, mas que tem consequências extraordinárias. Ao longo da caminhada do povo de Israel, desde sua formação em Abraão, passando pelo Egito e pelo deserto, e chegando à terra prometida, e ali se estabelecendo e formando uma nação, a obediência à palavra de Javé mostrou sua eficácia. Sempre que o povo permanecia fiel ao seu Senhor, a vida acontecia na paz e na alegria. Por outro lado, sempre que havia desobediência, sempre que o povo, especialmente suas lideranças e autoridades, praticavam a injustiça, o roubo, o desvio e buscava outros deuses - os quais não existiam - os caminhos da nação se embrulhavam e o sofrimento vinha com certeza. Deus exortava constantemente, através dos profetas, dos sacerdotes fiéis, a que o povo permanecesse nos caminhos do Senhor e fizesse a sua vontade pois era o que de melhor poderiam ter. Seriam conduzidos na paz e no bem. Vemos que o povo de Israel sempre precisava reaprender a obedecer.
E obedecer se aprende obedecendo, como diz o P. Valdir Steuernagel. É isso que vemos na passagem de Lucas 5.5, pois Pedro já havia feito tudo o que sempre fazia e sabia fazer, como pescador experiente que era. Porém, ao obedecer ao Mestre, ele percebeu que no seu gesto de obediência estava a recompensa. A sua experiência, e a sua prática, mostravam que nada mais podia acontecer, mas a palavra do Mestre trazia nova dimensão para a situação. Quem sabe Pedro tenha pensado: - Já cansei de jogar as redes e nada pegar! Mas, pelo sim, pelo não, se bem não fizer, mal também não vai fazer, vou obedecer ao Mestre. Sua surpresa foi maravilhosa. Sua obediência mostrou havia algo a mais que sua experiência como pescador. Havia o senhorio de Jesus e um ministério a ser assumido. Vamos aprender, cada vez mais a obedecer a Jesus, pois ele tem a última palavra em tudo. Paz e bem a todos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47396
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br