Salmo 118.1-2, 19-29 - Domingo de Ramos - 09.04.2017

Caderno de Cultos 2017

09/04/2017

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa Noite! Sejam todos bem-vindos! Hoje é o domingo de Ramos. Próximo domingo é a Páscoa. Hoje, neste culto, lembramos à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Foi nessa ocasião que a população de Jerusalém recebeu o Senhor Jesus como rei e louvaram a Deus. Queremos imitar este gesto e reconhecer também que Jesus Cristo é o enviado de Deus para salvar a humanidade, Ele é o nosso salvador.

Acolher os/ as visitantes conforme o habito de cada comunidade. Queremos nos saudar mutuamente com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos estejamos nos preparando para a Páscoa. Lembremos do sofrimento de nosso salvador para nos trazer perdão e paz com Deus. E lembremos também que nosso mundo tem marcas de injustiça que precisamos denunciar.
CANTO DE ENTRADA

Nº ____________________________________________________
LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto queremos pedir a Deus para que nos ajude a acolhermos Jesus como Rei de nossas vidas. Que nos ajude a refletir sobre as injustiças em nosso mundo e sermos contra elas. Sua Palavra nos convida: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmos 46:10”. É em nome deste Deus que nos chama a caminhar na direção do Rei Jesus, é que nos reunimos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que não separamos tempo o suficiente para estar Contigo e por isso, muitas vezes nos sentimos confusos e desorientados. Ajuda-nos a enxergar nossas falhas e a santificar o nosso tempo, trazendo o hábito de nos ocupar com a Tua Palavra e com a Tua presença. Por isso, agora silenciosamente, cada um/a coloca a sua vida aos pés da Tua cruz para confessar as suas faltas, e reconhecer que precisamos de Ti (momento de silencio).
Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar e nos reencontrar a partir do Teu amor e da Tua oferta de reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a nos preparar para uma celebração digna de Páscoa e assim anunciar a salvação através de Teu Filho Jesus Cristo. Em nome dEle que pedimos. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus. Que somos perdoados por Deus em Seu Filho Jesus Cristo. Por isso... “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos limpar de toda injustiça” (1João 1.8,9). Promessa que se cumpre a cada um/a que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.
KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:
1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!
GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:

Nº ____________________________________________________
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos estamos diante de ti, para te pedir que fortaleça a nossa fé para que possamos acolher o teu perdão por meio de Jesus e que sejamos transformados para vencermos as tentações de nos opormos a Tua vontade. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ouvir Tua voz e sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Mateus 21.1-11
2ª Leitura Bíblica: Filipenses 2.5-11
3ª Leitura Bíblica: Salmo 118.1-2, 19-29
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº ____________________________________________________
PREGAÇÃO
(Não sei quais foram os critérios para divisão do salmo para a leitura e pregação, eu propriamente preferiria ler todo ele. Pois cada parte é significante para Páscoa que se aproxima)
Que nosso Senhor nos dê a graça de compreendermos em sua profundidade este salmo. O salmo trata originalmente de um personagem que fala em primeira pessoa, é um indivíduo importante, reconhecido pela comunidade, que superou dificuldades e até oposição, porém teve o auxílio de Deus e agora vem dar graças publicamente. Os demais juntam-se a ele nesse louvor.
Há alguns detalhes significativos sobre o salmo (Se for possível mostrar em uma projeção ou de outra maneira a comunidade seria interessante, se não for possível então não apresente esses detalhes).
A) O desenvolvimento em esquema numérico, separando na linha superior
a voz do orante principal:
5-7. 10-14. 17-19. 21. 28.
1.2-4. 8-9. 15-16. 20. 22.24.25.26.27. 29

Houve quem contasse as vezes em que se pronuncia o nome de Yhwh:
B) 27 vezes = 3x3x3; nas intervenções atribuídas ao orante, 12 vezes.

C) A Bíblia possui 1189 capítulos. Antes do salmo 118, que é o capítulo central da Bíblia, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capítulos. Logo o Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia. O Salmo 117 é o menor capítulo da Bíblia, com somente 2 versículos e o Salmo 119, o maior capítulo, com 176 versículos. Já o versículo central da Bíblia é Salmo 118:8. O conteúdo deste versículo central é “é melhor confiar em Deus do que nos homens”. O versículo seguinte quase é uma repetição do anterior “é melhor confiar em Deus do que nos príncipes”. Repare: Salmo 118:8 e 118:9 com 1189 capítulos ou com 594+594 = 1188. ( http://www.jamaisdesista.com.br/2013/05/salmo-118-1-26-segmentado.html)

No domingo de Ramos lembramos a entrada triunfal de Jesus como rei em Jerusalém. Um rei diferente, um rei humilde já que não entra montado em um cavalo, mas em um burrico. Não vem para enriquecer, mas para nos enriquecer. Não vem para assumir um trono deste mundo, mas para assumir um trono em nosso coração. Não vem para matar e dominar. Ele vem para salvar, perdoar e servir. Jesus torna-se nosso modelo de vida, muitas vezes falhamos em tê-lo como modelo, por isso é importante sempre reavivar isso em nossas vidas, certos do perdão, mas também certos do auxílio para alcançarmos a vida cristã que desejamos.
O salmo 118 trata sobre uma pessoa que enfrentou grande dificuldade e oposição, mas teve vitória sobre isso. Destaca que Deus não deixou esse que passou pela aflição abandonado. Deus é seu auxílio, não o abandona, não o decepciona.
Isso de não ser abandonado por Deus nos lembra que nós também podemos ter essa certeza. Deus está e estará com aquele que busca o que é justo neste mundo. Muitas vezes teremos aparentes derrotas, mas mesmo a derrota está sob a direção do Pai.
Pode haver uma derrota maior que crucificação e morte? Esquecemos que para os discípulos que viram seu mestre crucificado e morrer aquilo era o fim. Fim de toda expectativa de uma pátria justa, fim da esperança de uma vida com mais direitos, enfim uma vida melhor.
Ver aqueles que se opuseram a Jesus crucificá-lo. Ver os romanos debochando, caçoando e humilhando Jesus era como dar adeus a todas as esperanças. Mas é aí que nosso salmo tem uma palavra marcante. Ramos espalhados na chegada de Jesus em Jerusalém. Lembrando o versículo 27 “adornai a festa com ramos até às pontas do altar. ” Sim dia de festa, previsão da futura vitória sobre a morte com a ressurreição de nosso Senhor. Como o salmo festeja alguém que passou por dificuldade, mas teve vitória. Assim Jesus teve vitória pela ressurreição.
As portas da justiça citadas no versículo 19 originalmente eram ou as portas de Jerusalém ou do templo para uma entrada triunfal de louvor. Assim foi com Jesus antes da crucificação foi celebrada sua vitória. Predizendo o que aconteceria. No passado os pais de igreja viram aqui as portas do céu para onde Jesus foi e está a direita de Deus. Nós também podemos ver deste modo.
Mas convido para lembrarmos as palavras de Jesus que Ele é a porta. Jesus diz:
João 10
…8Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; porém as ovelhas não os ouviram. 9Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem. 10O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude. …
Sim Jesus agora é nossa porta, “por ela entrarão os justos” (v. 20). Justos por que? Por que somos melhores? Por que somos perfeitos? Por que somos luteranos? Não, Justos porque fomos tornados justos pela obra de Jesus na cruz. Fomos feitos justos, justificados. Então ao entrarmos pela porta que é Jesus seremos salvos. Não é à toa que Jesus usa a porta como exemplo. Claro que no evangelho de João se refere a porta por onde as ovelhas entravam no abrigo. Mas podemos também pensar no salmo, por esta porta, Jesus, entrarão os justos. Os que louvam a Deus, os que são gratos pela sua intervenção na história da humanidade e também de nossas vidas.
O salmo nos lembra de outro exemplo que Jesus usou para se referir a si mesmo. A pedra que os construtos rejeitaram (v. 22). As construções precisavam de algumas pedras preparadas especialmente para colocar a construção no esquadro. Sem essas pedras poderiam sair paredes tortas. Eu já vi algumas construções em que uma parede tem uma medida e a parede contrária que devia ter a mesma medida ser menor porque o pedreiro errou no esquadro. Ex.: Uma parede com 2 m e a parede contrária com 1,98 m. Parece pouco, mas faz diferença.
Parece que naquele tempo também tiveram dificuldades com construção. Alguns acharam que aquela pedra era inútil, não tinha valor. Só quando perceberam sua finalidade é que a construção pode ter prosseguimento. Assim foi com Jesus, rejeitado, mas sem Ele não há como construir uma vida que agrade a Deus.
Tua vida está com paredes bem construída ou anda meia torta? Não seja como os construtores, não seja como os líderes religiosos e políticos daquele tempo em que Jesus foi crucificado. Não o rejeite também. Deixe Ele arrumar sua construção, a construção de tua vida, de tua família.
No Versículo 24 lemos que “este é o dia que o Senhor fez”. Mas Ele não faz todos os dias? Sim, Ele faz todos os dias, mas alguns são especiais. Por isso o dia em que Jesus entrou como rei em Jerusalém foi histórico. O dia em que Jesus morreu na cruz foi histórico. Teve uma marca diferente. E nós também somos convidados a termos dias históricos em nossa vida. Decidir que Jesus seja o nosso rei, o nosso Salvador, o nosso Deus também é um dia especial. Você já tem um dia assim? Se tem louve a Deus, se não tem tenha hoje. Deixe Jesus ser aquele que muda e transforma tua vida.
Assim podemos ser como o salmista que inicia louvando a Deus e termina com o mesmo louvor. No versículo 1 e no 29 lemos:
Rendei graças ao SENHOR,
porque ele é bom,
porque a sua misericórdia
dura para sempre.

Que essa seja sempre a expressão em nossa vida. Há dificuldades em nossas vidas, há dificuldades no mundo? Sim, mas quem tem a última palavra na história a Deus. Coloquemos nEle nossa confiança. Amém.
HINO
Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE FÉ
Vamos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessando a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que o buscam de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº ____________________________________________________
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste revelar por meio do teu Filho Jesus Cristo a tua vontade e nos chamar nos opormos as injustiças do mundo. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da Terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio da vida renovada pelo Teu Espírito. Ajuda-nos que pelas orações ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocamos diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, dizendo...
PAI NOSSO
Pai nosso...
LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim te abençoe Deus Pai, Filho e Espírito Santo e te conduza pelos do amor e da verdade, hoje e para todo o sempre. Amém.
ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele é o Rei que está acima de todos os senhores e reis deste mundo. Que Deus os abençoe.
CANTO FINAL
Nº ____________________________________________________

Sugestões de sites que tem o salmo como base para músicas:
http://www.luteranos.com.br/conteudo/salmo-118-26-domingo-de-ramos-domingo-da-paixao-ano-a
https://www.youtube.com/watch?v=RniWtm4bDhM
https://www.youtube.com/watch?v=SZUCy9kOpDw
Livro consultado:
SALMOS II (Salmos 73-150), PAULUS- 1998. Título original SALMOS II (Salmos 73-150) Editorial Verbo Divino, Estella (Navarra), Espanha 1992. Tradução João Rezende Costa.
 


Autor(a): P. Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Domingo de Ramos
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 118 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 29
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40740
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br