Precisamos viver como família de Cristo

Senhas diárias

20/03/2019

O povo está iniciando sua caminhada em direção à terra prometida. Há muito chão pela frente! Deus começa a dar seus mandamentos (os dez mandamentos) e outras leis para que o povo tenha orientação ao longo das jornada que teria e para viver na nova terra. Moisés é o instrumento do Senhor para receber os mandamentos e leis, e trazer tudo para o conhecimento do povo. Ele reúne o povo e apresenta os estatutos, as leis e os mandamentos que Deus transmitiu. Logo após, Moisés escreve tudo num livro e mais uma vez os declara ao povo, desta vez lendo no livro. A resposta obtida, por parte do povo, é de que vão obedecer a Deus e fazer tudo o que está neste livro. Esta obediência era uma pré condição para manter-se protegido e cuidado sob a mão do Senhor, como povo de Deus. Sabemos que rapidamente o povo deixou os mandamentos do Senhor, porém, o Senhor não deixou de cuidar dele. Deus manteve sua promessa e cuidados ao longo do tempo. Também sabemos o quanto é sábio aprender os mandamentos do Senhor e viver conforme eles. Isto gera paz e alegria para a vida e mostra a qual família se pertence.
É o que Jesus diz aos seus ouvintes. Ele não desmerece a família de sangue, mas exalta a família de fé e de convicções, pois é fundamental a obediência a Deus e a vivência de valores que gerem um novo tempo. Precisamos amar os nossos, mas precisamos amar a Deus acima de tudo. Jesus nos lembra que fazer a vontade do Pai não significa desprezar nossa família de sangue, mas significa não aceitar erros que possam cometer e que sejam contrários a vontade de Deus. Amar a Deus também significa fazer de tudo, e mais um pouco, por nossos filhos e filhas, irmãos e irmãs, pais, porém, sempre buscando os valores do Senhor. Significa não acobertar o que é errado, mas ensinar e ajudar a fazer o bem e seguir a palavra de Deus. É assim que precisamos entender Jesus quando Ele diz que quem faz a vontade de meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Assim como o povo de Israel, vamos nós também nos comprometermos com a palavra e os valores do Senhor. Assim mostraremos a qual família, de fato, pertencemos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51260
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br