Ofertas de gratidão: honra a Deus

Senhas diárias

18/11/2018

Ofertas de gratidão sempre foram um termômetro do quanto a pessoa é agradecida ao Senhor pela vida que tem. No Antigo Testamento o lugar para levar as ofertas estava vinculado ao Templo, onde eram feitos os sacrifícios em honra do Senhor. O salmista sabia que as ofertas honravam a Deus, pois eram um meio de reconhecer a bondade do Senhor e retribuir a Ele com uma parte do que se recebia, e com isso manter o Templo em suas necessidades organizadas. Mas, a palavra do salmista dá um passo além das ofertas. Elas são um gesto de gratidão e reconhecimento, mas ficavam no Templo e poderiam não expressar o jeito de viver da pessoa que ofertou. Assim, a palavra diz que o Senhor salvará todos os que andam nos seus caminhos. Isto é, depois da fazer a oferta era imprescindível que a vida diária espelhasse a palavra e os mandamentos do Senhor. Só aí haveria salvação. A oferta era fundamental para expressar gratidão e louvor, mas a vivência diária era o sinal inequívoco de que o Senhor, de fato, estava no coração da pessoa que ofertava. Não podia haver separação entre a oferta e a vida do dia a dia. As ofertas honram ao Senhor, mas a bênção está sobre a prática da palavra de Deus.
Paulo exorta a que os tessalonicenses expressem sua gratidão a Deus em todas as ocasiões. Tanto dentro dos templos, em doações e ofertas em dinheiro, para manter o templo, bem como nas atitudes diárias de convivência com as pessoas. Isso mostra a fé m Jesus como Senhor e Salvador. Nós também somos desafiados a expressar nossa gratidão desta forma, mas somos desafiados e motivados a expressarmos todo o nosso amor e respeito pelo Senhor especialmente através da prática do amor ao próximo. Nossas comunidades, IECLB, têm uma estrutura organizacional criada para manter diversos departamentos e ministérios, inclusive e especialmente o da diaconia, bem como ministros e ministras à disposição para todas as atividades necessárias para a vivência da comunidade. E é para esta manutenção que a oferta dever ser destinada e generosa. O presbitério tem a função de administrar todos estes valores e cuidar para que a comunidade se desenvolva e aplique seus dons a serviço do bem comum. A oferta minguada também mostra a fé minguada e sem honra ao Senhor Jesus, quando vem de uma pessoa que pode ofertar mais. Mesmo que a oferta, ou contribuição seja espontânea, cada pessoa contribui com o que está em seu coração, a porcentagem, 10%, 5% ou outra qualquer, como referência para a oferta, é uma boa prática para haver equidade entre as possibilidades dos membros da comunidade: Quem tem põe e quem não tem tira, isto é, quem tem ajuda e que não tem é ajudado. Façamos assim e honremos ao Senhor e expressemos o tamanho de nossa gratidão segundo nossas possibilidades. O Senhor se agrada disso.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50017
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br