O Senhor alimenta os famintos

Senhas diárias

12/05/2018

Promessas! A Bíblia está cheia de promessas do Senhor, nosso Deus. Para o povo de Israel também era assim. Especialmente nos tempos de dificuldades criados pelas invasões de assírios e babilônicos. Os profetas apontavam para estas promessas e reforçavam o compromisso de Javé, o Senhor, com o povo e com a nação. Jeremias menciona que voltarão para a sua terra, o ânimo será refeito e terão terra e capacidade de plantar para que a fome não seja mais uma constante entre eles. Deus afirma que dará comida a todos os que estão fracos de fome. Isto não significa que os famintos terão comida para se alimentar e depois viver fazendo nada. Não! A promessa é de que os famintos serão saciados, enquanto não puderem produzir seu próprio alimento, mas receberão de volta sua terra e nela produzirão para si e para sua família. O Senhor não deixará que morram de fome, isto é, dará a terra de volta e o povo terá a capacidade de voltar a ser uma nação forte e capaz de cuidar dos seus cidadãos. Não é promessa de comida que cai do céu, mas comida que sobe da terra. O Senhor se faz presente junto com seu povo e o conduz ao longo de sua história.
Jesus também saciava a fome de famintos. Através de pães e peixes ele alimentou em momentos especiais de carência, de dificuldades. Não se propôs a sempre dar pão e peixe, mas se propôs a anunciar a possibilidade de uma vivência fraterna que enxergasse as necessidades dos carentes. Cristo Jesus queria, e ainda quer, uma sociedade de comunhão. Assim, com todos os meandros que esta sociedade teria, alimentaria a todas e todos. O texto de Marcos nos diz que com Jesus os famintos de reintegração na sociedade também eram saciados. Jesus os levava consigo e os tirava da marginalidade. Colocava-os novamente na sociedade da época. O Senhor quer um novo tempo. Quer um tempo de vida abundante para todos: alimento físico, dignidade, respeito e solidariedade mútua. Pensemos nisso e busquemos viver distribuindo alimento a tantos necessitados.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47166
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br