O Rei virá e será Pastor do seu povo

Senhas diárias

29/03/2019

O bem, Deus, terá a palavra final porque o Rei virá! Esta é a esperança que marca o horizonte de quem coloca sua confiança no Senhor. O profeta Miqueias afirma, como antecipação profética, que o Messias, o Rei de Israel, o Salvador, viria de Belém. Mesmo que esta localidade fosse insignificante aos olhos do restante do país e nada de grandioso se esperasse de lá. A esperança está posta neste Rei que vem, desta pequena cidade, e será o pastor de todo o seu povo. Ele está no horizonte de seu povo e nessa esperança se firma a fé dos que esperam. Ele trará o bem e fará com que este bem seja esta palavra final. O profeta quer animar seu povo e ao mesmo tempo confirmar que Javé, o Senhor, não se esqueceu de suas promessas e nunca abandona os seus. A palavra do profeta visava fortalecer a confiança de que os males que estavam acontecendo tinham seus dias contados. O Messias virá; o Salvador virá; o Rei virá e trará um novo tempo é a mensagem de Miqueias.
Isto é o que Mateus registra como palavra do Senhor Jesus: Todos os povos da terra verão o Senhor que vem sobre as nuvens, com poder e glória. A vinda do Messias esperado pelo povo de Israel se concretiza na pessoa de Jesus, o Cristo. Ele veio e tornará a vir para trazer o novo tempo, e para ser Pastor e Rei da humanidade. Todos os que colocaram sua confiança e sua razão de ser em Cristo haverão de chorar de alegria neste dia, pois o Senhor chegará. Todos os que não colocaram e preferiram viver por outras razões haverão de chorar ao constatar a perda de vida que tiveram ao longo de seu viver. Tudo estará nas mãos do Senhor, o Rei, o Salvador, e nessa confiança nós firmamos a certeza de que o Rei virá também para nós. Ele é o nosso Deus. Esperemos em Cristo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51346
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br