Marcos 1.29-39 - 5º Domingo após Epifania - 04/02/2018

Caderno de Cultos 2018

04/02/2018

04/02/2018- 5º Domingo após Epifania
Pregação: Mc 1.29-39; Leituras: Is 40.21-31; 1Co 9.16-23
P. Lauri Jackson Lenz – Paróquia Evangélica do Araguaia - GO


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” (João 8.12) Com estas palavras de nosso Senhor desejo boas vindas a todos e todas vocês. Sintam-se em casa. Que bom que vocês vieram e que agora podemos celebrar juntos. Deus mesmo nos chama e nos acolhe e com sua palavra quer iluminar a nossa existência. Em Cristo não há trevas, pois ele é a própria luz, luz do mundo.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - 478 HPD 2 – Logo de manhã

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Deus em sua graça e misericórdia acolhe as pessoas que vem até a sua presença. Ele, em Cristo nos fez a promessa de que onde dois ou três se reunissem em seu nome de que ali ele estaria no meio deles. Confiantes e em fé nós nos reunimos aqui hoje em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332- HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
No Evangelho de Lucas encontramos a seguinte passagem: “O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” Todos e todas pecam e carecem da misericórdia de Deus. Deus em sua compaixão vem ao encontro dos seus filhos e filhas e quer resgatar a cada um e cada uma. Mas, as pessoas são teimosas e preferem andar em caminhos de perdição, afastam-se de Deus e trazem sofrimento para suas vidas. Deus quer nos conceder o seu perdão. Por isso, confessemos os nossos pecados cantando o hino 150 do HPD, Se sofrimento te causei.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim nos diz a Palavra da Graça de nosso Deus: “Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu a sua graça por meio de Cristo Jesus.” (2 Tm 1.9) Deus em sua misericórdia acolhe e perdoa o pecador que se arrepende. Por isso, aqueles e aquelas que confessam seus pecados e deles se arrependem, declaro: perdoados estão os teus pecado. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O Salmo 36.7 proclama: “Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção.” O amor de Deus alcança todas as pessoas, mesmo aquelas que se mantem distantes dEle. Em nosso mundo há muitas situações de dor e de sofrimento. Pessoas vítimas de guerras, da xenofobia. A natureza é devastada por causa do lucro. Crianças não tem um teto, não tem um lar, não tem pão. Mulheres sofrem violência sexual dentro de suas próprias casas e muitas vezes ficam caladas, com medo. A criação geme e sofre e por isso clamamos a Deus pedindo pela sua compaixão cantando Kyrie eleison. Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo e desce para ajuda-lo. Quantas vezes testemunhamos situações em que o amor de Deus se revela de modo surpreendente: quando um doente fica restaurado, quando um casal consegue restaurar sua relação quase destruída. Sim, a situações em que podemos afirmar que o amor de Deus é visível em nosso mundo. Deus não deixa os seus sem uma resposta, ainda que nem sempre a resposta seja aquela que as pessoas desejam. Por isso, rendemos graças ao nosso Deus cantando Glória.

ORAÇÃO DO DIA
Querido e amado Deus graças te rendemos por esta tua comunidade reunida em culto nesse momento. Graças te rendemos porque através dos séculos pessoas de coragem ousaram anunciar o teu Evangelho, a rebuscar aquilo que é o centro da vida de fé. Te rendemos graças por teus profetas e mártires que deram a vida por causa da fé e não se acovardaram quando ameaçados. Se tu presente aqui em nosso meio e dá que a tua Palavra nos oriente para a vida, para que compreendamos e saibamos distinguir entre aquilo que de fato vem de ti de modo extraordinário, daquilo que é produzido por artimanhas e teatros que buscam iludir as pessoas através de falsos milagres. Por Cristo, que contigo e com o Espirito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 40.21-31

2ª Leitura Bíblica: 1Co 9.16-23

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 380 – HPD 2 – A Tua Palavra

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Mc 1.29-39
Queridos irmãos queridas irmãs em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Dependendo do horário e do canal em que ligamos o aparelho de televisão nos deparamos com pseudo pastores realizando toda sorte de milagres. Inclusive muitos destes milagres com horário e local marcados. Abusos de fé, abusos da Escritura Sagrada que se veem por toda parte. Nesta realidade muitas pessoas ficam desiludidas, sentem-se enganadas e afastam-se do convívio comunitário por não conseguirem aquilo que almejam, sejam bens materiais, cura, entre outros; e ainda lhes é imputada a culpa dizendo que não tiveram a fé suficiente. Lobos em pele de cordeiro mercadejam com a Palavra de Deus e querem fazer do Espírito Santo o seu capacho. Vende-se tudo nesses lugares e a falta de ética e de amor pelo semelhante fica escancarada.
Mas o que isso tem a ver texto bíblico para pregação nesse dia? No texto do Evangelho de Marcos encontramos uma passagem em que Jesus cura muitas pessoas, entre elas sogra de Pedro. As pessoas doentes e possessas eram levadas até Jesus e Ele as curava.
Em contexto maior vemos que esse texto está no início do Ministério de Jesus. Ele inicia o seu trabalho após um período de Tentação. Os atos e palavras de Jesus, aquilo que ele fazia pelas pessoas, logo começam a se tornar conhecidos.
As pessoas têm necessidade de esperança nos momentos difíceis da vida e, por isso, ficam muito suscetíveis a caírem na lábia de charlatões. Elas querem algo em que possam se apegar, precisam de uma esperança. Muitos desesperados procuram Jesus, porque confiam nele pois é alguém que cura e devolve a dignidade e que restaura a vida das pessoas. Jesus não era mais um charlatão como tantos do nosso tempo e não tira proveito da situação, ainda que fosse tentado para isso.
As tentações fazem parte da vida dos cristãos e também fizeram parte da vida de Jesus e no início do seu ministério Jesus é novamente tentado. Sim, tantas pessoas buscando Jesus poderiam mexer com a sua vaidade. Quem não quer ser famoso? Quem não quer se sentir útil, importante? Os pastores midiáticos sabem bem como é isso funciona! Mas a atitude de Jesus diante da tentação da fama, da vaidade, é uma atitude bem diferente. Ao ser procurado por Pedro, que vem contar que as pessoas estavam procurando por Ele, Jesus tem uma atitude de extrema sabedoria e humildade. Ao invés de dizer: tragam as pessoas até mim! Ele diz: vamos para outros lugares para que eu possa anunciar o Evangelho. Ele sabe qual é a sua missão, sabe para que veio e não se deixa desviar do caminho. Quantos de nós teriam caído na tentação? Deixar-se levar pela multidão e aproveitar a oportunidade; sentir-se amado e importante?
Como Jesus consegue resistir à tentação? Como ele consegue vencer? A resposta encontramos no próprio texto. É preciso analisar com cuidado o desenrolar dos fatos: Jesus cura. Expulsa demônios. Muitas pessoas começam a segui-lo e quando lhe é oferecido um pedestal Ele se retira. Diz o texto: “De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando.”
Eis o segredo de Jesus: Sozinho ele não vence. Ele se afasta do tumulto para à distância poder analisar os fatos e coloca-se em oração. Jesus conversa com o Pai. O que Ele disse nós não sabemos. Mas sabemos que a partir das suas orações Jesus encontra forças e sabedoria e conseguem discernir entre aquilo que de fato era necessário fazer e aquilo que era simplesmente a vontade das pessoas. Jesus não veio ao mundo para fazer a vontade das pessoas. Ele veio para fazer a vontade de Deus; veio anunciar o Evangelho e, para isso, Jesus ora. Ele conversa com Deus. É na oração, na conversa com o Pai, que Jesus encontra discernimento para seguir pregando o evangelho.
Para nós em meio a um mundo cada vez mais individualista, consumista; mundo onde as pessoas não têm tempo para o silêncio, para reflexão, fica o exemplo de Jesus. Mesmo que o texto esteja repleto de acontecer acontecimentos extraordinários, o mais extraordinário de tudo, o centro, não são os milagres; o centro é a oração, o silenciar, o tempo para encontrar-se consigo mesmo, tempo de analisar as ações a fim de que o passo seguinte possa ser dado com firmeza. Num mundo onde se diz que tempo é dinheiro ter tempo para não fazer nada parece absurdo. Mas, é essencial para que não nos percamos enquanto seres humanos, enquanto famílias, enquanto filhos e filhas de Deus.
Fazer milagres fazia parte do ministério de Jesus. Mas não era o objetivo de sua vida. Por isso, quando lemos esse texto do Evangelho, que reflitamos sobre a nossa existência e sobre como temos experimentado o tempo de oração. Pergunto: o que temos feito com o tempo livre em nossa vida? Temos um contato mais íntimo com nosso Criador?
Oxalá tenhamos humildade para perceber que tudo é fruto da graça de Deus e em nosso silêncio possamos pedir a Deus por discernimento para quê não caiamos nas ciladas daqueles que mercadejam com o Evangelho.
Diante de nós há um mundo de oportunidades de servir, de fazer o bem, de viver e anunciar o Evangelho. Mas há também inúmeras tentações de querer tirar proveito da fraqueza humana; tentação de aproveitar-se da falta de conhecimento, da inocência, da simplicidade das pessoas.
Que possamos recuperar a palavra profética e lembrar às pessoas de que Deus não permanece omisso nesse mundo e que a função de cada Cristão no seguimento à Cristo é anunciar o Evangelho e isso já é um grande milagre. Amém.

HINO
Nº 166 - HPD – Dá-nos olhos claros

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a pregação da Palavra de Deus confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 417 – HPD 2 – Igreja que serve

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
Querido e amado Deus, graças nós te rendemos por esse momento de culto, de celebração. Te damos graças por cada pessoa que pode estar aqui para ouvir a Tua Palavra e celebrar. Tu conheces a cada uma dessas pessoas e sabes das suas necessidades; daquilo que elas experimentam no dia a dia. Por isso, nós Te pedimos: cuida de cada uma delas. Olha pelas pessoas enfermas, especialmente aquelas que foram citadas. Cuida das pessoas enlutadas. Se de modo especial com tua Igreja para que ela possa dar sempre um bom testemunho, que como Cristãos não caiamos na tentação de buscarmos a riqueza e o poder a qualquer preço. Afasta o teu povo desses lobos que devoram as tuas ovelhas, que destroem a fé das pessoas, que enganam e mercadejam com a palavra de Deus. Te pedimos pelo mundo tão marcado por guerras, pela fome, por pessoas que precisam migrar fugindo da violência, da opressão e da morte. Acolhe os pedidos da Tua Comunidade e a Teu tempo e se for da Tua vontade atende-os, Senhor. É o que pedimos e agradecemos quando juntos oramos: Pai Nosso...

1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que ao sairmos daqui possamos ir sob a benção e a graça de Deus:
Que a terra vá fazendo caminho diante dos teus passos;
que o vento sopre sempre nos teus ombros;
que o sol aqueça teu rosto;
que a chuva caia suavemente sobre teus campos.
E, até que voltemos a nos encontrar,
Deus te guarde na palma de sua mão. Amém.

ENVIO
Ide em paz e servi ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 118 - HPD – Deus vos guarde


 


Autor(a): P. Lauri Lenz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 29 / Versículo Final: 39
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 45562
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br