Liderar é Servir

Artigo

01/03/2019

''Liderar é Servir''

Quando voltamos de um retiro ou uma palestra estamos animados e empolgados para fazer melhor e até nos propomos a mudar algumas atitudes no trabalho, nos grupos e na família.

Os primeiros meses são bons e vemos resultados, mas depois de um tempo constatamos novamente o ''fracasso'' e nossas próprias fragilidades, demonstradas também nas atitudes arrogantes e apressadas.

É bom trabalhar, ajudar e ter metas. No entanto, há pessoas, especialmente líderes, que, mesmo trabalhando muito e horas a fio, não veem resultados e as pessoas saem de sua presença insatisfeitas ou tristes.

James C. Hunter fala no seu segundo livro ''De Volta ao Mosteiro'' a respeito da liderança: liderar é servir. Pessoas nos são confiadas, e não apenas no trabalho, mas também em casa. Quando entendermos que a forma como agimos implica no ''sentir'' do outro, saberemos o quanto que precisamos cuidar de nós, o quanto é necessário ter um tempo de autorreflexão e avaliação dos comportamentos, um tempo de dizer para alguém de confiança o quanto estamos ''quebrados'' e frágeis para voltarmos a ser inteiros e, o melhor, trabalharmos com amor e empatia pelo outro.

Temos inúmeras oportunidades para o silêncio, a contemplação, a meditação, o descanso quando estamos em grupos, retiros, seminários e cultos. São presentes de Deus para nosso cuidado e para cuidado do outro. Jesus bem diz: ''Venha a mim, você que está cansado de carregar suas pesadas cargas, e eu lhe darei descanso'' (Mateus 11.28). No fundo...no fundo...todos queremos amar e ser amados...traduzindo: queremos ajudar e ser ajudados. O grande segredo é como fazemos e se temos disposição para mudar, de perceber o quão magnífico é poder servir no lugar que estamos e o lugar que ocupamos. Temos coragem para perceber quem somos na história? Que papel ocupamos em cada situação? Onde você está? Que lugares você ocupa na vida? Na vida de quem?

''Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem.'' (Salmo 25.4).
 


Autor(a): Angela Lenke
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51790
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br