Lc 19.1-10 - 24º Domingo após Pentecostes - 30.10.2016

Caderno de Cultos 2016

30/10/2016

30/10/2016 – 24º Domingo após Pentecostes
Is 1.10-18; 2Ts 1.1-4,11-12; Pregação: Lc 19.1-10
Missª Tatiane F. Ertmann Stele – Nova Mutum/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia (ou boa noite) a todos. Sejam todos bem vindos a este culto. Quero saudar a comunidade neste 24º domingo após Pentecostes com as palavras do lema da semana, conforme 2 Tessalonicenses 3.1 que dizem: “Irmãos, orem por nós, para que a Palavra do Senhor se propague, e seja glorificada, como também está acontecendo entre vocês”. Que bom que nós podemos nos reencontrar novamente aqui como comunidade para celebrarmos mais este culto, este encontro com Deus. Que Deus em sua graça nos conceda um encontro agradável, um encontro abençoado.

Agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam bem-vindos/as. É uma alegria tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
Jesus em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Deus Triuno, que é Pai, Criador de tudo o que há, que é Filho, Jesus, o Salvador, que é Espírito Santo, nosso Ensinador e Inspirador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
124 – HPD I – Deus está presente

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
No Salmo 97.9-10 lemos: “Ó Senhor, Deus Altíssimo, tu governas o mundo inteiro, tu estás acima de todos os deuses. Vocês, que amam a Deus, o Senhor, odeiem o mal; ele protege a vida dos que lhes são fiéis e os livra do poder dos maus” (NTLH). Inspirados por estas palavras do salmista, convido a todos a ficarmos um tempo em silêncio e expressar diante de Deus o peso da culpa que carregamos por causa dos nossos pecados. Este tempo é a oportunidade que temos de dizer a Deus o quanto o amamos e o quanto sentimos quando falhamos em pensamentos, palavras e ações que O desagradam. É oportunidade de nos lançar aos pés de Jesus e implorar seu perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo veio à nós, para nos acolher nos seus braços de amor. Por causa da sua vinda, nós temos o privilégio de receber perdão, salvação e vida eterna. Desta forma, podemos ter a certeza, aqueles que com o coração sincero pediram perdão, da parte de Deus o recebem.

KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo, mas agir em amor ao próximo pedindo e clamando a Deus por piedade, cantando:
Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Neste tempo de Páscoa somos contagiados pela alegria de Cristo vencer a morte. O mal e o poder das trevas não tem mais domínio sobre os que amam e creem em Jesus, logo, em nossos lábios só podemos entoar louvor e gratidão. Fazemos isso com alegria, pela salvação que Cristo nos concede, cantando:

CANTO:

Meu Jesus, Salvador, outro igual não há

Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DO DIA
Bondoso e amado Deus, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos dás de sermos teus filhos e filhas, agradecemos pelo teu amor, pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Pelas vezes que mesmo não percebendo, tu estás conosco e nos guarda dos perigos. Agradecemos que neste dia, pudemos abrir os nossos olhos, e recebemos de ti, mais um dia de vida. Obrigada Senhor pelas tuas bênçãos infinitas. Agradecemos Senhor, que também no sofrimento, tu estás conosco, nos consola e fortalece. Pedimos que tu abençoes também este momento de receber a Tua Palavra. Que sendo lançada, ela caia em nossos corações e encontre terra fértil, ou seja, que encontre corações receptivos ao teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 1.10-18
2ª Leitura Bíblica: 2 Tessalonicenses 1.1-4,11-12

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 - HPD II – A tua palavra é semente

Ou: Nº ____________________________________________________


PREGAÇÃO

Leitura: Evangelho de Lucas 19.1-10
Queridos irmãos e queridas irmãs na fé!
O texto fala que Zaqueu era um homem muito rico e influente. Algo curioso nos é contado também: Zaqueu tinha baixa estatura. De repente uma multidão se aglomera. A razão? Jesus estava passando por ali. Certamente Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus, e agora era sua oportunidade conhecer este famoso Jesus. Mas é impedido de enxerga-lo, pela falta de altura. No meio da multidão, Zaqueu não conseguia enxergar nada. Ao que tudo indica, Zaqueu teve muita vontade de conhecer, ver esse tal Jesus que tantos seguiam. Isto pode ser percebido pelo fato de ele subir numa árvore. Qual sua intenção? Curiosidade, necessitando de uma bênção do mestre milagroso? Não sabemos! Mas ali há ação de Deus, há intenção de salvação por parte de Deus. O que acontece? Inesperadamente, e certamente sem intenção, Zaqueu chama a atenção de Jesus. Imaginem, alguém pendurado numa arvore, de alguma forma, vai chamar a atenção. Entre tantas pessoas querendo chamar a atenção de Jesus, Zaqueu percebe-se notado pelo Senhor da Vida. Mas Zaqueu nem queria ser notado. Ele não pressionou Jesus para olhar para ele. Em certas ocasiões da vida, quando as coisas não vão bem as pessoas querem pressionar a Deus, achando que assim vão conseguir arrancar algo Dele ou sensibilizá-lo de tanto apertá-lo insistentemente: O Senhor tem que me dar isto! E se Ele não der? Por acaso Ele deixará de ser Deus? Claro que não! Nós é que precisamos Dele!
Zaqueu também não gritou, não falou em alto tom para chamar a atenção de Jesus. Na nossa vida também não adianta gritar! Nos fazer de coitadinhos diante de Deus. Não é o correr, o pular, o apertar, o sapatear, isso tudo não basta para chamarmos a atenção em meio à multidão. É o coração quebrantado e contrito na presença de Deus que chama a atenção. É isto que mexe com Deus, não o barulho que fazemos. Tem outras pessoas com o coração tão trancado, pesado, endurecido que não conseguem chamar a atenção de Jesus. Ou então, sentem-se tão independentes que acreditam que não precisam buscar a face de Deus. Como é triste isso!
Talvez também Zaqueu se achasse independente, dono do próprio nariz. Mas ao ouvir de Jesus, algo muda, sente o desejo de ver esse homem. A vontade profunda de Zaqueu foi uma apenas: ver Jesus! Não se importou com a sua posição, suas riquezas, ou com o que poderiam dizer a seu respeito. Zaqueu simplesmente foi! E ali houve mudança de vida. Jesus amolece aquele coração corrompido, duro! Deus quer amolecer também o nosso coração duro, mas precisamos dar espaço, abertura pra Jesus, por mínima que seja esta abertura. E o mais Jesus fará! É o que acontece com Zaqueu.
Que espaço temos dado para o agir de Deus na nossa vida? Até onde vai o nosso desejo de ter contato com o Senhor? Será que temos tido realmente tempo para Ele? Ou andamos ocupados demais para poder ver Jesus? Zaqueu poderia ter ficado lá, cobrando os impostos, mas não…ele se dá ao trabalho de subir numa árvore. Mal sabia ele que tudo mudaria dali em diante.
Assim como com Zaqueu, Jesus quer notar-nos e quer falar o mesmo que falou para Zaqueu: Se alguém chamar a minha atenção em seu coração estarei com ele hoje mesmo em sua casa! E o melhor, Jesus ficará para sempre! Ele deseja habitar conosco! É muito mais do que uma visitação. Jesus vai permanecer onde houver um coração que reconhece que precisa vê-lo a cada dia, mais do que todas as coisas.
De fato, assim como Zaqueu não estamos preparados em nós mesmos para este encontro. Nenhum de nós está. Mas o Espírito Santo de Deus quer conduzir-nos a este encontro. Deus sabe quem nós somos, sabe do que precisamos, sabe nossas inquietações, conhece o que se passa em nosso íntimo como ninguém outro. E Ele só espera um pequeno gesto nosso em sua direção, pra que Ele também diga: Resolvi ficar na sua casa hoje, vou repousar contigo!”.
Seja como for, não deixe Jesus passar na sua vida sem olhar pra Ele! Quando Jesus está passando e vê um coração quebrantado e contrito, o Senhor pára e atenta para ele. Deus fará o que necessário for, desde que encontre em nós um coração como esse. Ele se inclina para ouvir o nosso clamor mesmo se formos os menores dos menores diante dos homens. Na Grandeza que Ele tem, na Sua Majestade e Glória, Ele se inclina para nos perceber. Ele já fez isso através da sua morte e ressurreição. Ele pagou os nossos pecados, e sua ressurreição, sua vitória sobre a morte nos chama a olhar com esperança de dias melhores. Ele conquistou salvação e vida nova e eterna para nós; é aqui que desde já a nova vida acontece quando há um encontro com Cristo, desdobrando-se na eternidade de forma plena. Sem este encontro continuamos rumo à condenação. Deus quer se encontrar também contigo caro irmão/irmã na fé. Ele já deu muitos passos em nosso favor, basta o nosso! Deixe Deus agir e conduzir sua vida. O encontro com este Deus de amor fará mudanças profundas, restauradoras na nossa vida. Quando temos um encontro com Deus, nossa vida é mudada. Tudo muda, e traz satisfação. É o que aconteceu com Zaqueu. Jesus não pediu nada para Zaqueu. A Bíblia não fala que Jesus pediu que Zaqueu desse dinheiro aos pobres, ou que devolvesse impostos que foram cobrados a mais, ou que fizesse um voto de fé. Mas o próprio Zaqueu caiu em si: Não posso mais continuar o mesmo! Tem que haver uma mudança em minha vida...”. Deixemos Deus mudar a nossa vida!
Termino com a letra de uma canção chamada Travessia do Rio Araguaia.
“Naquele estradão deserto, uma boiada descia, pras bandas do Araguaia, pra fazer a travessia. O capataz era um velho, de muita sabedoria. As ordens eram severas e a peonada obedecia.
O ponteiro, moço novo, muito desembaraçado. Mas era a primeira viagem que fazia pra esses lados. Não conhecia os tormentos do Araguaia afamado. Não sabia que as piranhas eram um perigo danado.
Ao chegarem na barranca, disse o velho boiadeiro: Derrubemos um boi n'água, deu a ordem ao ponteiro. Enquanto as piranhas comem, temos que passar ligeiro. Toque logo esse boi velho que vale pouco dinheiro. Era um boi de aspas grandes, já roído pelos anos. O coitado não sabia do seu destino tirano. Sangrando por ferroadas, no Araguaia foi entrando. As piranhas vieram loucas e o boi foram devorando. Enquanto o pobre boi velho ia sendo devorado, a boiada foi nadando e saiu do outro lado. Naquelas verdes pastagens, tudo estava sossegado. Disse o velho ao ponteiro: Pode ficar descansado!
O ponteiro revoltado, disse que barbaridade, sacrificar um boi velho, pra que essa crueldade?
Respondeu o boiadeiro: Aprenda esta verdade: que Jesus também morreu pra salvar a humanidade!”

Uma estória comovente, que certamente nos toca. Cristo também foi inocentemente sacrificado, mas não permaneceu morto – Vivo está! Vive e reina eternamente. Hoje bate a porta dos corações, a porta do teu coração, oferecendo vida nova a cada um que assim está aberto a sua oferta. Assim Ele diz em Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Zaqueu foi feliz em recebê-Lo em sua vida! Que não deixemos o orgulho, a dureza dos nossos corações perder de vista o Senhor da Vida, que tem o poder de nos libertar e dar vida plena e eterna. Não deixe Cristo, o Salvador, passar despercebido da tua vida. Reconheça-o, receba-o, ame-o, sirva-o! Que o Espírito Santo tenha espaço na nossa vida para nos conduzir a Cristo! Amém.

HINO
163 - HPD I – Deus dá-me um puro coração

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Dedico ao Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor! Tu queres que tenhamos um encontro verdadeiro contigo, assim como aconteceu com Zaqueu, transformando nossas vidas! Concede-nos olhar na tua direção. Concede-nos Senhor, que ao longo da vida possamos perceber teu agir em nosso favor e que o nosso coração se encha de alegria, gratidão e seja transformado por Ti. Muda nosso ser e nos alcança com tua salvação, por tua graça e teu amor infinitos.
Assim agradecemos por tudo o que temos recebido e experimentado de Ti. Agradecemos ainda pelos aniversariantes, pela tua bondade na vida de cada um deles e pedimos que os guarde em teu amor. Intercedemos pelos doentes, os que vivem angustiados, preocupados, em situações difíceis. Tu és o Senhor de cada um/a deles/as! Tu podes curar, consolar, fortalecer e animar a cada um e a cada uma. Os colocamos nas tuas mãos Senhor bondoso, tem misericórdia! E que eles/as não esqueçam do teu poder, do teu amor que nos salva. Que acima de tudo, eles não percam a esperança em Ti. Intercedemos ainda pelas autoridades do nosso país, estado e cidade. Que eles governem para o bem do teu povo. Cuida e orienta também a nossa IECLB em todo o âmbito nacional, também os trabalhos em nossa paróquia/comunidades. Que todos trabalhem para honra e glória do teu nome, testemunhando o teu amor no mundo. Assim Deus Salvador, entregamos tudo nas tuas mãos, na certeza que tu ouves a nossa oração, e que irá respondê-la conforme a tua santa vontade. Assim oramos em nome de Jesus que nos ensinou a dizer:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus, servindo-o de todo o nosso coração.

CANTO FINAL
181- HPD I – Viver com Jesus é cantar


Autor(a): Tatiane F. Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 24º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38288
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br