Mateus 10.40-42 - JULHO/2017- 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - P. Jean de Borba

Caderno de Celebrações - 2017-2018

29/06/2017

Pregação: Mateus 10.40-42; Leituras: Jr 28.5-9; Rm 6.12-23

P. Jean de Borba – Ariquemes - RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saudação: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, conceda a vocês o espírito de sabedoria e de renovação no pleno conhecimento dele” Ef 1.17

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hino: 332 HPD – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Realizamos esse culto em nome do trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hino: 321 HPD – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Oremos: Senhor nosso Deus, nós te rendemos graças por este dia. Obrigado por podermos nos reunir em culto para te louvar e ouvir da tua palavra. Mas quando chegamos neste templo, percebemos o quanto pecamos. E por isso queremos te pedir perdão. Perdoa Senhor pelos nossos pecados. Pecamos por ações, palavras e pensamentos. Perdoa-nos por todas as vezes que fugimos daquilo que a palavra nos pede. E ajuda-nos na nossa caminhada. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Conforme a palavra de Deus. 1 João 1.9 nos diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” Dessa forma, se você confessou o seu pecado diante de Deus. Ele os perdoa. Amém!

KYRIE
Não queremos ser indiferentes com as pessoas que sofrem. Por isso, clamamos a Pelas dores deste mundo... Kyrie eleison: Pelas dores desse mundo, ó senhor...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Este Deus que nos dá o perdão e sua misericórdia, que ainda olha pelo mundo, derramando a sua graça, é quem nós queremos glorificar e fazemos isto cantando “Glória a Deus nas alturas”

ORAÇÃO DO DIA
Pai celeste, nós te engrandecemos por tudo o que fizeste por nós. Obrigado pelo perdão e por todo cuidado. Abra, agora, nossos corações e mentes para esse momento de leitura Bíblica e meditação na tua palavra. Em Cristo Jesus que oramos. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Romanos 6.12-23

2ª Leitura Bíblica: Jeremias 28.5-9

3ª Leitura Bíblica durante a prédica Mateus 10.40-42

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 479 HPD – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Mateus 10.40-42
Talvez vocês já tenham escutado a expressão: “tarefa dada é tarefa cumprida!” Por falar em tarefa, sempre vêm à lembrança da infância, da escola. Mas, nós vamos crescendo e não estamos mais na escola. Mas temos as tarefas do dia a dia. São diferentes tarefas. Por exemplo, os pais têm um grande desafio na vida que é: educar seus filhos. E quando eles casam, deve dar uma sensação de tarefa cumprida. Por mais que as preocupações não acabarão nunca, principalmente quando se fala em filhos (as), mas você percebe que agora vocês entrega seu filho (a) a outra pessoa onde eles formarão uma nova família.
Tarefa dada é tarefa cumprida. Algumas tarefas são difíceis outras mais fáceis. Hoje, queremos falar de uma tarefa dada pelo nosso Jesus Cristo. E tarefa dada é tarefa cumprida! Correto?
Estamos no ano em que comemoramos os 500 da reforma protestante. Uma das ênfases do Lutero era o Sacerdócio Geral de todos os crentes. “Todos nós, como membros da Igreja de Cristo, somos sacerdócio real, representantes de Deus, encarregados por ele mesmo, para proclamar e viver a boa-nova da salvação em Cristo, no ambiente em que vivemos.” (Nossa fé, nossa vida). Infelizmente, por muitas vezes, não nos damos conta do que realmente significa essa expressão: sacerdócio geral de todos os crentes.

a) A tarefa de Jesus;
Esse texto, já na parte final, foi tirado de um contexto maior. O capítulo 10 de Mateus inicia falando que Jesus chamou os doze apóstolos, e depois deu a tarefa para esses doze de ir, visitar, orar, curar, etc. Entretanto, Jesus ainda no capítulo 10 diz que eles sofrerão perseguição e sofrimento.
A tarefa de Jesus é muito clara também no evangelho de Mateus, no capítulo 28 é dito: “vão a todos os povos do mundo e façam que com que sejam meus seguidores.”
No texto, que nós lemos, está especificado para os doze discípulos. Entretanto, isso também é algo que serve para nós, hoje, em 2017.
Jesus nos deu a tarefa de anunciar o evangelho a todas as pessoas. E fazemos isso de duas formas: pregando o evangelho e testemunhando por meio das nossas ações diárias.
Essa é a nossa tarefa! Tarefa dada é tarefa cumprida? Temos pregado o evangelho no nosso dia a dia? Temos dado bom ou péssimo testemunho no nosso dia a dia? Como o teu vizinho te enxerga? Os teus familiares percebe em você o testemunho de Cristo?
Muitas vezes ouvimos a frase: essa pessoa vive na igreja, mas não vale nem um centavo. Por mais que seja um julgamento, e nós como pecadores sempre seremos falhos, isso não é desculpa para que não tenhamos um bom testemunho.
O primeiro bom testemunho está em crer na vida e obra de Jesus Cristo. Colocar que ele é o nosso salvador. O segundo é seguir os passos do mestre. Há vários livros que falam sobre esse tema. Mas cada vez que você for fazer algo, você se pergunta: o que Cristo faria no meu lugar?
Há outras formas, por exemplo, a honestidade e ser ético, infelizmente isso caiu em desuso, entretanto, essa é uma boa forma mostrar que somos cristãos. Outra situação é na nossa casa, a nossa família. Como está a minha família, como eu cuido dela. Tenho me dedicado a minha esposa (marido), filhos (as), pai (mãe), etc.? Ou tenho tido mais tempo para o trabalho e outros afazeres?
A pregação do evangelho vem de várias formas. São Francisco de Assis disse uma vez: “Evangelize, se for necessário, use palavras.” Muitas vezes, achamos que para anunciar o evangelho é necessário estudar teologia, ter lido a Bíblia pelo menos cinco vezes, etc. Onde na verdade, tudo isso é bom se tem, mas não é necessário, o bom testemunho é uma boa forma de evangelizar e cumprir a tarefa que Cristo nos deu.
b) Tarefa díficil;
Entretanto, essa tarefa não é tão simples. Como lemos em Jeremias que ele, um profeta de Deus, ataca um “outro profeta” Ananias. Este falso profeta estava enganando o povo com boas notícias. E Jeremias já deixou bem claro que o verdadeiro profeta é aquele que diz e acontece, ou seja, aquilo que Deus fará cumprir.
No capítulo 10 do evangelho de Mateus, também temos uma frase pesada de Jesus para os discípulos. O versículo 16 nos diz: “Escutem – Eu estou mandando vocês como ovelhas no meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas”. Ou seja, a tarefa dada por Cristo não foi tão simples. E não é.
Diariamente somos tentados por diversas situações: Corrupção, imoralidade, bebedeiras, mentiras, fofocas, etc. E nós temos que nos preservar diante disso. Assim, não podemos ser como as cobras venenosas que vem para matar. Temos que ser esperto como elas. Fugir desses perigos, e acima de tudo, num momento de tentação, transformar em um momento oportuno de evangelização. Por exemplo, quando alguém faz uma fofoca. Em vez de falar mal, poderíamos falar para quem faz a fofoca o seguinte: e como nós podemos ajudar essa pessoa? Uma visita ajudaria e/ou uma oração.
Outra forma de tentação: quando alguém tenta tirar vantagem do outro. “Eu vendi o meu carro, por um ótimo preço. E nem falei que tem uma reparação de R$ 5000,00 para fazer.” Isso nós temos que protestar: “você não tem vergonha?” Aliás, ouvimos bastante que a corrupção não tem só em Brasília, mas está no nosso dia a dia.
Só que aqui novamente vem o questionamento: mas como isso é difícil? Somos praticamente uma ovelha, um animal dócil e inocente no meio de lobos. E é justamente o que Cristo nos diz. Nós somos enviados como ovelhas para o meio de lobos. Ou seja, não é uma tarefa fácil.
c) Porém, uma tarefa gratificante;
Entretanto, o texto que lemos hoje, nos quer mostrar que por mais que é uma tarefa difícil, é uma tarefa gratificante. Anunciar as maravilhas do Senhor é algo que recompensa.
É importante afirmar que não é porque eu anuncio que serei salvo. Não é uma barganha com Deus, eu faço minha tarefa e depois o Senhor me dá a minha recompensa. Não é assim que funciona.
Cristo nos prometeu uma recompensa a aquele que dá um copo de água aos seus seguidores. Cristo quer fortalecer a coragem de seus seguidores. Eles devem saber o quanto valem aos olhos de Deus. Nós muitas vezes, achamos que estamos na posição de dar água. Mas na verdade nós somos chamados a ir. E nós precisamos compreender que Deus está ao nosso lado, abrindo o coração das pessoas que nos receberão. E estas também serão recompensadas. De fato, Jesus considera a acolhida que se faz aos discípulos como um benefício realizado a ele próprio, e a Deus.
Tarefa dada é, de fato, tarefa cumprida? Temos saído de nossas casas com um intuito de evangelizar. Termino essa prédica com um exemplo:
Segundo: um rapaz, chegou a fé, e no dia da sua profissão de fé o pastor lhe perguntou: o que te fez converter? E ele respondeu: pela leitura do quinto evangelho. O pastor olhou para ele, um pouco assustado. E esse jovem concluiu: o evangelho da vida da minha mãe.
Temos assumido essa tarefa? Ou esse tem sido o papel do pastor (Ele é pago pra isso?). Como cristão nós temos uma responsabilidade, uma tarefa. E você está preparado? Amém!

HINO
Nº 197 – Buscai primeiro

CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela palavra de Deus, confessemos nossa fé um para os outros “Creio em Deus Pai...”

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 440 HPD – Somos igreja...


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. Pessoas doente
3. Pessoas em recuperação
___________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Senhor nosso Deus, nós te rendemos graças por mais um culto. Obrigado pela tua palavra que é sempre tão viva e tão eficaz em nossas vidas. Pedimos que o teu Santo Espírito venha sobre nós e nos ajude na nossa caminhada de fé. Esteja com a nossa comunidade. Também queremos te pedir... (Lista de pedidos)
E tudo mais que temos em nosso coração colocamos na oração que teu Filho amado nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Senhor, tu que és fonte de bênção, abençoa-nos.
Tu que és fonte da força, fortalece-nos.
Tu que és fonte de amor, anima-nos para amar todas as tuas criaturas e, confiantes, seguir por teus caminhos.

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - 417 – Igreja que serve, serve
 


Autor(a): P. Jean de Borba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 40 / Versículo Final: 42
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42844
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br