Gestão local

Cuidar bem do bem da IECLB na comunidade e na paróquia

gestão local comunidade
gestão local paróquia
1 | 1
Ampliar

Comunidade é sempre a representação da igreja universal em determinado lugar. Em cada uma delas aparece a igreja em seu todo, assim como o corpo maior da igreja não deixa de ser comunidade.  P. Dr. Gottfried Brakemeier


A gestão local acontece a partir dos consensos acertados em Assembleia Geral da Comunidade. Um dos documentos que reflete esses consensos é o Estatuto da Comunidade.

O compromisso com a missão da igreja mobiliza os membros para ações conjuntas em diversos setores de atuação da comunidade. As necessidades por recursos ou diretrizes é encaminhada para o Presbitério da Comunidade que as avalia e atende, quando de sua competência, ou as encaminha à Assembleia da Comunidade.

A Assembleia é a instância máxima da Comunidade em termos de discussão e tomada de decisão. Seus encaminhamentos devem ser administrativamente gerenciados e, no que couber, executados pelo Presbitério e pela Diretoria, observados pelas lideranças de setores e por todos os membros, visando a concretização da ação missionária da comunidade nas áreas da catequese, assistência espiritual, diaconia, evangelização.

A Comunidade conta com o apoio da Paróquia, geralmente através da infraestrutura e recursos de pessoal paroquiais levantados em conjunto pelas comunidades que integram a Paróquia.

A gestão administrativa paroquial é feita a partir do Conselho Paroquial e executada por intermédio da Diretoria Paroquial e eventual secretaria executiva.

A gestão ministerial é feita por ministro ou ministra da IECLB atuante em campo de atividade ministerial reconhecido nacionalmente.

As gestões ministerial e administrativa têm competências específicas e complementares. Por isso atuam em sincronia.
 

***Aqui tem mais:
 Guia para o Presbitério, Manual de Estudos, Série Educação Cristã Contínua, Editora Sinodal

 

GESTÃO
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br