Entre Maria e Judas

05/04/2019

Nestes dias estamos na caminhada final da Quaresma. Este tempo litúrgico nos convida a reflexão profunda sobre a nossa vida, olhar com mais dedicação para dentro do próprio coração e, a partir dali, a partir das verdades que guiam a vida de cada um e cada uma, a partir do lugar onde guardamos nossos maiores tesouros, olhar para a realidade na qual vivemos.

Como pessoas cristãs, a verdade mais preciosa é a Palavra de Deus. O Evangelho de Jesus Cristo indicado pelo Ano da Igreja nesses dias é de João 12.1-8, onde Jesus se encontra em Betânia e Maria lhe lava os pés com perfume (leia o texto em sua Bíblia e observe a riqueza de detalhes).

Nesta passagem da vida de Jesus aparecem dois projetos bem claros: o projeto de Maria, que tem como centro precioso honrar a Jesus; e o projeto de Judas, que tem como centro dar o dinheiro aos pobres.

Maria dá tudo de si para fazer espalhar o “bom perfume de Cristo”. A ação de uma pessoa faz com que “toda a casa” fique cheia da presença de Jesus. Esta presença atinge também aquele que não tinha acolhido o projeto de justiça e paz de Jesus. Judas usou a crítica para se projetar como piedoso. Mas, sua intenção era com ele mesmo, não com os pobres, bem porque com aquele dinheiro ajudaria um número reduzido de pobres para talvez uma única refeição.

O que está em questão é o que realmente é precioso e guardado no coração, o que move nossa vida: A fé no Deus da justiça e da paz, ou fé própria para salvação pessoal? Dispor-se a viver conforme o que Jesus ensinou, ou fazer caridade para não ir pro inferno? Espalhar o bom perfume de Cristo e viver no amor de Deus para que todas as pessoas tenham vida digna, ou ajudar um pequeno grupo de pobres a comer uma refeição?

São perguntas difíceis para serem respondidas. Precisamos refletir sobre a própria salvação sim. Precisamos fazer caridade também, pois um prato de comida boa é extremamente importante para uma pessoa que há muito não se alimenta minimamente. Mas o projeto do Reino de Deus, pelo qual Jesus sofreu e foi condenado à morte de cruz, não é um projeto seletivo. O projeto do Reino de paz e justiça é para “todo o povo”.

Quando Jesus invoca a paz sobre Maria e declara que ele está por partir, Jesus indica que o que importa é acolher os seus ensinamentos no coração. O Reino de Deus precisa brotar em cada pessoa lá onde há a maior preciosidade da vida, lá onde se define quem eu sou de verdade. E ali tornar-me uma pessoa cristã integralmente, não só de sentimento, mas também não só de atitude. Importa não deixar passar a oportunidade quando Jesus está conosco. Importa fortalecer a fé para que o Reino de Deus possa crescer no mundo. Não apenas ações para com as pessoas pobres, mas projeto de dignidade de vida. (Não deixe de ler o “Manifesto da IECLB: nosso compromisso é o Evangelho” que se encontra no Portal Luteranos).

Muitas pessoas, famílias, grupos deram tudo de si neste mundo para que o Evangelho de Jesus Cristo chegasse a nós. Muitas pessoas compreenderam o projeto do Reino de Deus, o acolheram no fundo do coração e é o que move suas vidas na igreja e/ou na sociedade também hoje. Mas ainda estamos longe de viver a paz e a justiça de Deus em nossas relações e projetos tanto na Igreja, como na Economia e na Política.

Que este tempo final da Quaresma ainda nos impulsione a compreender o sofrimento de Jesus por toda a humanidade. Nos impulsione a compreender por que Jesus não desistiu diante da sua morte. Que esse tempo ainda semeie em cada coração a coragem de se converter e seguir pelo caminho que é Cristo Jesus. Que nossas comunidades sejam lugares especiais da presença de Jesus onde podemos ensaiar a vida de paz e justiça do Reino de Deus. Com a força da união agir por um mundo com dignidade de vida para todas as pessoas. Amém.

Pastora Clarise Ilaine Wagner Holzschuh – IECLB Chapecó
 


Autor(a): Pastora Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51463
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br