Ensina a criança no caminho...

Senhas diárias

17/03/2019

O profeta lembra ao povo de Israel uma tarefa básica no campo da fé: a transmissão desta fé através do ensino de pai para filho ou mãe para filha. A casa, o lar, a família é a primeira responsável por ensinar a criança no caminho da fé em Deus. Isso também é assim entre pessoas que tenham outra fé, que não seja a cristã, ou até mesmo não tenham fé em alguma divindade. Os primeiros ensinamentos para a vida são dados pela família em qualquer lugar, nação, povo, crença ou descrença. No caso de Israel, para quem Isaías está falando, a motivação para a confiança na ação de Javé, o Senhor, era dada pela família e transmitida de geração em geração. Quando assim não acontecia, a possibilidade da criança seguir outras doutrinas e ensinamentos se tornava quase inevitável. Por isso a ênfase em ser o lar, a casa, o lugar onde a criança aprende os primeiros passos, bem como os primeiros valores para a vida. Se estes valores são negativos, através do falar e do agir da família, especialmente pai e mãe, a criança vai aprender de forma negativa também. É fundamental uma boa vivência familiar para que a criança cresça num ambiente positivo e de bons exemplos e valores. Seu futuro, como cidadão, vai depender muito disso.
Jesus sabe disso e exorta a que não apenas se evite colocar empecilhos para que a criança chegue até Ele, mas se possibilite e se leve a criança até sua presença. Isso significa ensinar o caminho da fé nele, especialmente nos lares cristãos, já na tenra idade. É fundamental que a criança aprenda em casa o bons valores da fé em Jesus, pois, como Ele mesmo diz, Ele é o caminho a verdade e a vida. Ele nos conduz ao Pai e assim só Ele pode nos ensinar a vida de verdade. Ao aprender dele, seremos pessoas diferenciadas e construtores de boa relações e de boas atitudes para a sociedade. Sabemos que o abandono do ensino básico em casa produz crianças, adolescentes, jovens e adultos problemáticos que acabam causando grandes males à sociedade. Precisamos rever as vivências iniciais de nossas crianças para termos uma sociedade e um mundo melhor. Jesus continua sendo o Caminho, a Verdade e a Vida. Vamos ensinar e viver isso.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51231
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br