Efésios 3.1-12 - Epifania - 06.01.2017

Caderno de Cultos 2017

06/01/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão sentar-se à mesa no Reino de Deus”. (Lc 13.29)
Sim, muitas pessoas virão de todos os lados, de perto e de longe, fazendo diferentes caminhos, para se reunirem na presença de Deus. Congregamos-nos para celebrar com gratidão porque o Cristo revelado aos magos se revela de forma renovada a todos e todas nós.
Bem vindos/as
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
117 – HPD1 – Jesus, Pastor amado

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
É por Deus que aqui estamos; por Cristo, seu filho, que se revela a nós, do jeito que nós somos, independentemente de onde venhamos, de que raça sejamos, em que situação vivamos; e pelo Espírito Santo, que vem como auxílio, como consolo, como socorro. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
320 – HPD2 – Espírito Santo do Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Se analisarmos bem a caminhada de nossa vida, trazemos tão pouco para ofertar a Jesus! No lugar de ouro, incenso e mira, carregamos nossos preconceitos, nosso orgulho, nossas pretensões egoístas. Por isto, em silêncio, vamos pensar nisso, avaliar as atitudes que tomamos recentemente e os caminhos que percorremos. Vamos confessar os nossos pecados. (Deixar um tempo de silêncio e este pode ser interrompido com o hino 150 do HPD)

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus ouve nosso pedido de perdão. Nisso podemos confiar. E é por isto que posso anunciar o perdão dos vossos pecados, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (+). Amém.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Louvemos ao misericordioso Deus revelado em Jesus Cristo, cantando: Seu nome é maravilhoso HPD1 235.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Senhor, que orientaste e acompanhaste os magos do Belém, concede-nos confiança na tua presença, independentemente de quem sejamos, de onde venhamos, da nossa raça ou das condições em que vivamos, para que, movidos pela gratidão, sejamos pessoas que ofertam o seu tempo, os seus dons, os seus bens. Por Jesus Cristo, teu querido Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, de eternidade a eternidade. Amem.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
A Palavra de Deus é a estrela que hoje nos guia. Por isso cantamos: Pela Palavra de Deus...HPD381
1ª Leitura Bíblica: Isaías 60.1-6
2ª Leitura Bíblica: Efésios 3.1-12
Aclamemos o Evangelho cantado: Aleluia
3ª Leitura Bíblica: Mateus 2.1-12

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD2 – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo esteja com todos nós. Amém.
Estimada comunidade!
O Natal passou e as festas do ano novo também. E aqui estamos nós, trazendo conosco nossos sonhos, nossas expectativas, enfim trazendo quem nós somos. Hoje celebramos Epifania, a manifestação, a revelação de Deus em seu filho Jesus Cristo.
A Epifania é a complementação da festa de Natal. Não que o que lembramos no Natal – a encarnação de Deus- estivesse incompleto. O Natal lembra o fato. A Epifania destaca o seu significado.
Epifania como data que fecha o ciclo do Natal, lembra em especial o que todo o ano da Igreja em seu conjunto significa: a revelação do mistério de Cristo, de que nele todos os povos são incluídos na ação salvífica de Deus. Epifania significa justamente isso: a revelação do Senhorio absoluto desse Jesus. A salvação universal e a manifestação do senhorio exclusivo de Cristo. É em torno disso que gira a mensagem da Epifania.
O texto de Efésios base para a nosso reflexão hoje, fala que os não judeus também participarão da salvação. Esta revelação se dá pelo evangelho anunciado pela Igreja. A salvação de todos se dá somente pela fé em Cristo. A Igreja é o meio usado pelo evangelho para o anuncio da salvação. A pregação do evangelho e a fé em Cristo dão acesso a Deus.
Deus nos envia para revelar o evangelho na prática, a todos. Todos que praticam a fé em Cristo fazem parte do mistério de Deus. O serviço humilde e persistente é fundamental na pregação/vivência do evangelho. Através do evangelho chegamos a fé em Cristo, este é o mistério. E a fé em Cristo nos faz ousar chegar a Deus. O acesso a Deus se dá pela fé em Cristo. A nós importa dizer a todos que praticam a fé em Cristo que eles fazem parte do mistério de Deus.
A vivência prática do evangelho vai mostrar a todos o que Deus quer com o mundo e a humanidade. Deus nos envia para revelar o evangelho, na pratica a todos. A igualdade de todas as pessoas, a salvação de todas as pessoas, de todos os povos, em Jesus Cristo era pretendida por Deus desde a criação.
Epifania é tempo de júbilo e gratidão porque o menino que nasceu em Belém se manifestou e foi reconhecido pelos gentios como Salvador de toda a humanidade. Mas, além de ser um dia de festa pela manifestação do Senhor, Epifania também quer lembrar-nos de nossa responsabilidade missionária. A alegria pela salvação nos leva a empenhar-nos pela salvação dos outros. Nós, que já vimos a estrela, que já fomos alcançados por sua Palavra, devemos proclamá-la aqueles que ainda estão nas trevas da ignorância sem Cristo.
E, porque Epifania significa manifestação, revelação podemos aplicar o termo a qualquer momento de encontro com Deus, pois a vida é feita de infinitas pequenas epifanias, sussurros do amor de Deus, a nós destinados a cada novo dia. Basta aprender a ouvir e ver.
Epifania é isso: tempo de abrir os olhos e perceber as grandes maravilhas de Deus. Epifania é tempo de receber Deus criança, em nossa vida, tempo de nos deixar guiar por aquele menino nascido numa estrebaria. Assim como os magos se deixaram conduzir, nós também queremos nos colocar a caminho e nos deixar conduzir pelo amor de Deus revelado em Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador. Testemunhando em nosso dia a dia desse amor para todos aqueles que ao nosso redor estão.
Que Deus nos ajude a viver em verdadeira alegria e adoração a nosso Rei durante o ano novo que iniciamos a poucos dias.Que Deus nos abençoe. Amém.
HINO
Nº - Hinário – Título do Hino

CONFISSÃO DE FÉ
Se cremos como os magos do Oriente, proclamamos que Deus se revela a todas as pessoas, em todos os lugares. Essa é a fé que confessamos com as palavras da confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Os magos foram a Jesus e levaram presentes. Lembramos-nos disso na hora da oferta. Também vamos ofertar do que temos. As ofertas de hoje destinam-se para... Enquanto cantamos recolhemos a oferta.
466 – HPD2 – Anunciar as maravilhas do Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Intercedemos pelas Igrejas, onde as diferenças de pensamento e de interpretação trazem sofrimento, para que ocorra transformação e as pessoas aprendam mais a andar juntas, como Cristo no orienta, e assim as comunidades experimentem a unidade em Cristo.
Intercedemos pelas famílias, para que também saibam perceber e respeitar diferenças de pensamento e que em todos os momentos o amor de Deus crie aconchego, refúgio, compreensão e vivencia de fé. PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Como gesto de humildade, elevemos nossas mãos abertas ao alto para, assim, acolher a benção de Deus, que nos anima e fortalece a continuarmos a caminhada da vida, a partir da revelação do amor de Deus.
O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto o vos dê a sua paz. Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Ide em paz e servi ao Senhor, com alegria.

CANTO FINAL
440 – HPD2 – Gente que espera

Obs.: Liturgia tirada do caderno de cultos da IECLB
Prédica baseada nos PLs que trataram o texto de Efésios.
 


Autor(a): Pa.Fabiani Appelt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania

Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40725
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br