Deus não muda sua graça e sua misericórdia

Senhas diárias

27/09/2018

Oseias é profeta em Israel, cuja capital era a Samaria, antes da mesma ser invadida e conquistada pelos assírios. Ele é portador de palavras de acusação contra os pecados do povo, especialmente das autoridades e lideranças, que são comparados à prostituição e ao adultério. Deus manda dizer que o povo se prostituiu com outros deuses e o casamento com o Senhor foi corrompido como no adultério. Porém, a palavra mais forte e a de misericórdia de Deus para com o povo. Ele anuncia que Deus não vai permanecer castigando o povo, pois ama este povo apesar de seus erros e pecados. Ao mesmo tempo, o profeta chama para a volta a Deus e para que deixem seus caminhos errados. Anuncia que Deus tem compaixão e não vai permitir que sua ira destrua seu povo, pois Ele não é como o ser humano que guarda rancor e desejos de vingança contra quem o ofendeu. Oseias tem uma tarefa muito importante para a época, porém sua palavra não consegue mudar a ação do povo, o qual não se converte de seus maus caminhos, e a destruição do país acaba acontecendo. Mas a graça de Deus está posta e sempre chama seu povo de volta.
É o que Paulo diz aos romanos, e a nós, quando anuncia que a graça de Deus é maior que o pecado humano. Assim, não importa o tamanho do pecado, pois Jesus tomou todos sobre si e os encravou e perdoou na cruz. Podemos confiar no perdão, o qual provém da misericórdia e da graça do Senhor e nos foi dado pleno em Cristo Jesus. É necessário, como diz Oseias, que evitemos pecar, pois isso ofende a Deus e machuca o próximo, e nos voltemos para os caminhos do Senhor. Porém, a mão de Deus não se encolhe quando cometemos pecados e nos recebe de volta mediante o arrependimento. Confiemos em Deus e evitemos o pecado.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48966
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br