Deus completa seus planos

Senhas diárias

08/05/2018

O profeta louva a Deus e exalta a sua ação em favor do seu povo. Ele reconhece que o Senhor mantém seu propósito de conduzir o povo de Israel ao longo de sua trajetória. O Senhor permite momentos de dor e tristeza, mas depois restabelece a caminhada do povo. Ao escolher o povo de Israel como seu povo especial, para ser o anunciador da graça, da misericórdia e do seu propósito de salvar o mundo, Javé coloca este povo num lugar especial como seu instrumento, mas não como um povo que não precisa obedecer seus mandamentos. Por não obedecer os mandamentos e deixar os caminhos de Deus, o povo recebeu muitas dores sobre si. O fato de ser povo especial, também trouxe consigo o peso de precisar ser também especial na obediência. Deus vai cumprir fielmente os planos que tem, mas o povo precisa andar segundo Deus. Estes planos foram plenamente cumpridos em Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Nele se estabelece um novo tempo e a esperança se torna plena. O profeta antevê a promessa de Deus se cumprindo no rebento da raiz de Davi. Assim ele pode louvar e saber que não será abandonado, tampouco o ser humano o será. Deus já estabeleceu seus planos e os cumprirá.
O autor de Hebreus exorta seus ouvintes e leitores a perceberem que a esperança não será frustrada. Ele mostrou, através de Jesus, que suas promessas se estabeleceram em definitivo e a salvação do mundo aconteceu e virá plena na volta do Senhor. Assim, somos desafiados a manter nosso propósito de servir a Cristo, vivendo segundo a vontade de Deus, pois Ele estabeleceu o novo céu e a nova terra que virão. Deus, em Jesus, cumprirá totalmente suas promessas de um novo mundo, sem pecado e no qual habita a justiça. Confiemos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47075
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br