Contribuições e ofertas

A partir do batismo as pessoas fazem parte do corpo de Cristo, da grande família de Deus. Como filhos e filhas de Deus participam da sua causa no mundo. As comunidades, as paróquias, os sínodos, os setores de trabalho da Igreja, com todas as suas atividades estruturadas e organizadas, integram a missão de Deus, promovendo a fé, a esperança e o amor. Para concretizar e viabilizar esta participação, a Igreja carece de recursos financeiros.

As contribuições financeiras para a igreja são voluntárias. Elas brotam do coração das pessoas que levam a sua vida de fé e a sua igreja a sério. Elas não são fixadas em leis, normas e regulamentos. As ofertas e as contribuições, seja em forma de tempo, dons e bens, sempre são um sinal de gratidão ao que Deus já ofereceu, oferece e ainda oferecerá. São um sinal visível do amor recíproco e do compromisso com o seu Reino que promove vida plena e abundante para todos.

A comunhão com igrejas irmãs e parceiras no testemunho do Evangelho possibilita também a partilha de recursos que são destinados a causas e projetos especiais. Este gesto sinaliza a fraternidade e o entendimento de que a Igreja faz parte de um corpo de Cristo que ultrapassa as fronteiras brasileiras.


Fé – gratidão – compromisso

Deus por sua Palavra desperta a fé nas pessoas. Anima-as a viver esta fé em comunidade. Esta fé diz respeito à vida com todas as suas dimensões. Todos os batizados e todas as batizadas reconhecem Deus como o grande doador da vida.

A contribuição financeira dos membros da Igreja é uma oferta de gratidão a Deus. Ela representa o reconhecimento de que tudo o que a pessoa tem e recebe provém Deus. Deus abençoa com dons, tempo e bens e os seus filhos e suas filhas de Deus os colocam a serviço da sua causa no mundo e na sociedade.

As pessoas fazem as sua ofertas de forma espontânea, generosa, alegre, regular e sem constrangimento, assumindo seu compromisso com a missão de Deus. A manutenção de atividades comunitárias já existentes, bem como a incrementação e consolidação de projetos novos, se tornam possíveis graças às ofertas e às contribuições dos membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Cada membro contribui segundo o que tem proposto no coração. Contribui muito quem tem e ganha muito. Contribui pouco quem tem e ganha pouco. Quanto significa muito? Quanto significa pouco? O que é pouco para um, pode ser muito para outro. Cada pessoa contribui segundo a fé e o amor à causa.

“Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que tendo sempre em tudo, ampla suficência, superabundeis em toda boa obra.”(II Coríntios 9.6-8)

Ofertas

Em todas as celebrações o povo de Deus, reunido nas comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, tem a oportunidade de demonstrar a sua solidariedade com a causa do Reino de Deus. As ofertas constituem uma das respostas cristãs concretas – ação diaconal – ao amor de Deus que fala através da sua Palavra e vem nos Sacramentos. As ofertas traduzem a gratidão da comunidade a Deus, seu compromisso e sua solidariedade com pessoas que passam necessidade ou que carecem de apoio para continuar a obra de Deus no mundo.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil elabora anualmente um Plano de Ofertas com Textos Motivadores. As ofertas recolhidas nos cultos são destinadas para as atividades da Igreja relacionadas no referido Plano.

A partir deste Plano de Ofertas as comunidade podem destinar suas ofertas para programas e iniciativas relacionadas a sua atuação local. Os sínodos, por sua vez, também indicam as atividades a serem contempladas com as ofertas comunitárias. O mesmo vale para a direção da Igreja que aponta instituições e trabalhos de abrangência nacional a serem estimuladas e apoiadas financeiramente
 

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br