Lutero e os judeus

13/02/2012

Circulam em alguns e-mails e sites religiosos textos com conteúdo anti-semita atribuídos a Martinho Lutero, o grande reformador do século XVI. Estes textos são verdadeiros? Gostaria de saber como os luteranos lidam com esta questão.

Também tomamos conhecimento das mensagens que você menciona. As citações são conhecidas por parte dos/as teólogos/as das igrejas luteranas. Elas fazem parte de sermões e cartas mais extensas de Lutero. As igrejas procuram situá-las no contexto e, ao mesmo tempo, fazer uma reflexão crítica por causa do uso que se fez delas por ocasião do nazismo. De forma alguma elas são abonadas pelas igrejas hoje.

O evento da II Guerra Mundial e a disputa entre países que se denominavam cristãos levou as igrejas a uma profunda auto-crítica. Elas perceberam o quanto o Evangelho pode ser manipulado, ou então, o quanto as igrejas também podem ser manipuladas pelos poderes de plantão.

As igrejas evangélicas alemãs, em especial, vieram a público e solenemente fizeram o seu mea culpa. Gradativamente foram criadas condições para uma aproximação com lideranças judaicas e, num diálogo franco e aberto, que persiste até os dias de hoje, procura-se apontar os aspectos positivos de Lutero e também o seu lado sombrio ao ponto de algumas igrejas simplesmente renegarem os textos profundamente lamentáveis de Lutero sobre os judeus. Comissões bilaterais de diálogo e de estudo em muitos países estabelecem um novo clima de compreensão e acolhimento e desfazem séculos de beligerância e condenação.

No Brasil a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se manifestou expressamente em algumas ocasiões sobre o tema. A carta pastoral sobre “Discriminação” de 1988 , a declaração Deus não é racista de 1992 e a Declaração da IECLB nos 180 anos de suas primeiras comunidades - 2004 mostram como o tema é abordado atualmente.

A questão propriamente dita dos textos de Lutero é abordada de forma mais direta por um livro : Altmann, Walter. Lutero e Libertação. Ed. Sinodal e Ática, 1994. O capítulo Lutero - Defensor dos judeus ou anti-semita? trata sobre o assunto. Ele mostra como as afirmações de Lutero sobre os judeus são interpretadas de forma crítica na atualidade. Uma reedição do livro saiu no ano de 2016.


Veja também:

Uma declaração sobre os cristãos e os judeus como testemunhas da fidelidade de Deus - 9 de novembro de 2016

Martim Lutero e os judeus. Um lembrete necessário por ocasião do aniversário da Reforma - 11 de novembro de 2015


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Sala de Tomé
ID: 12671
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br