CARACTERÍSTICAS DE UMA COMUNIDADE MISSIONÁRIA

16/06/2017

CARACTERÍSTICAS DE UMA COMUNIDADE MISSIONÁRIA


Ultimamente, tem se falado bastante nas comunidades da IECLB e também no Sínodo Sudeste sobre Planejamento Missionário e sobre Igreja Missional. Para que isto se torne cada vez mais realidade, eis algumas características de uma Comunidade Missionária:
1. Amar Deus de todo o coração – LITURGIA
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento”. Deuteronômio 6.5.

Em Mateus 22.37, Jesus retoma a confissão do Povo do Antigo Testamento e revela que se identifica com a mesma. Seu relacionamento com Deus é amor. Em todos os lugares e, sobretudo, na comunidade cristã, deve ser expressado este amor através de adoração, louvor e gratidão. Também nós queremos nos identificar com esta confissão, com este grande mandamento do amor, o que significa que Deus está prioritariamente em nosso coração, sempre, em todos os momentos e em todos os lugares.

2. Ser comunidade para os outros – DIACONIA
Jesus Cristo diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 22.39.

O amor cristão ao próximo é resposta àquilo que Deus fez por nós por intermédio de Jesus Cristo. “Quem ama Deus ame também seu próximo” (1 João 4.21) – isto significa que, como comunidade, nós temos a missão de ajudar as pessoas em suas necessidades. Devemos ser comunidade a serviço. Servimos o próximo em suas necessidades espirituais, emocionais e materiais. Queremos servir o próximo assim como Jesus Cristo nos serviu; estar aí para as pessoas assim como Cristo sempre deu atenção às pessoas, em especial às crianças, às mulheres, aos doentes, aos excluídos, enfim, às pessoas que mais precisavam de atenção. Queremos prontificar-nos a colocar nossos dons e capacidades a serviço, onde isto se faz necessário. Queremos ser comunidade participativa, acolhedora e inclusiva para as pessoas que precisam de nós.

3. Anunciar Deus para as pessoas – EVANGELIZAÇÃO
Jesus Cristo diz: “Ide, fazei discípulos...” Mateus 28.19a.

Como comunidade cristã, nós também nos preocupamos com as necessidades espirituais das pessoas. Conforme Jesus Cristo, as pessoas necessitam de um relacionamento reconciliado, vivo e feliz com Deus. Por isso, Jesus nos chama para a missão. “Vão às pessoas, Não esperem que elas venham até vocês. Vão e façam com que se tornem minhas discípulas.” Não existe nada mais importante do que conhecer Deus e aprender a amá-lo. Esta é a nossa missão: Despertar as pessoas para uma nova comunhão com Deus!

4. Viver uns com os outros - COMUNHÃO
Jesus Cristo diz: “...batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo...” - Mateus 28.19b.

O aspecto mais importante do Batismo é a incorporação da pessoa na comunidade de Jesus Cristo. Batizar significa acolher a pessoa nessa comunhão. Assim, ela se torna parte do corpo de Cristo (1 Coríntios 12.13). Jesus Cristo nos dá esta missão: “Acolham as pessoas na comunhão de vocês e lhes deem a oportunidade de descobrir seus dons e suas capacidades, de desenvolvê-los e coloca-los a serviço. Nós precisamos da comunhão com outros cristãos para crescermos na fé. A fé é pessoal, mas não é particular. Somos chamados a crer em Deus e viver no Corpo de Cristo (1 Coríntios 12.27).

5. Crescer na fé – DISCIPULADO
Jesus Cristo diz: “...ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado...” Mateus 28.20a.

Como comunidade cristã nós recebemos a missão de incentivar as pessoas a amadurecerem sua vida cristã e seguir Jesus Cristo (1 Pedro 2.21), obedecer-lhe (Romanos 1.5) e produzir os devidos frutos (Gálatas 5.22). Objetivo é que as pessoas cresçam num vivo relacionamento com Cristo e sejam fortalecidas nesta fé, que aprendam a amar Deus e o próximo, assim como Jesus Cristo fez e ensinou. A melhor forma de desenvolver o discipulado é fazê-lo através de pequenos grupos de comunidade (setores de trabalho e igreja nas casas). Objetivo é ser identificado como uma comunidade cristã, cujos membros estejam empenhados em dar honra e glória a Deus, cuidar uns dos outros em amor e apoiar e acompanhar as pessoas na sua caminhada de fé (apadrinhamento).

Pastor Sinodal Geraldo Graf
 


Autor(a): Pastor Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42640
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br