As Aparições da Ressurreição*

(a meditação se refere à data de 13 de Abril)

13/04/2018

Em Jo 20.19-23, está escrito: “Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês”! Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados” (NVI).

Naquela tarde do domingo de Páscoa, Jesus já estava vivo, mas os discípulos ainda estavam trancados com medo (muito medo)! Provavelmente o local onde os discípulos estavam trancados era o Cenáculo, onde pouco antes haviam celebrado a Última Ceia. Aquele ambiente de comunhão intensa de mesa se tornou agora para eles num ambiente de terror. Eles conheciam o rancor amargo dos judeus que mataram Jesus e certamente também perseguiriam os discípulos.
É possível imaginarmos os discípulos ouvindo com atenção para descobrir os passos dos guardas subindo a escada. Ou podemos imaginar o momento em que a porta seria arrombada e os discípulos seriam presos. No entanto, não é isto que acontece: Enquanto o medo assombrava os discípulos, Jesus apareceu no meio deles! O corpo do ressurreto podia desmaterializar-se e passar por qualquer obstáculo, até mesmo entrar numa sala fechada sem arrombá-la!
Certamente você que lê esta meditação não vive trancafiado numa sala fechada, mas pode ser que esteja com seu coração bloqueado para perceber a paz e a alegria do Ressuscitado. Você vive com medo de tudo e de todos? Pouco importa se o seu medo é imaginário ou real, o fato, é que ele tira sua liberdade e sua alegria de viver! E até os lugares que antes lhe davam prazer tornam-se entediantes!
Jesus podia se desmaterializar para entrar em uma sala e se encontrar com seus discípulos amedrontados. Jesus pode entrar em sua vida e trazer-lhe paz ao coração, mas Ele não entrará em sua vida, sem a tua permissão. Por isso abra um espaço para que a Palavra de Jesus possa fazer habitação dentro do seu peito. Se você se abrir e convidar Jesus, Ele gentilmente entrará e fará morada em sua vida! Deixa Jesus vencer os obstáculos da vida por você!
Naquela manhã da Páscoa, Maria e outras mulheres já haviam informado aos discípulos que Jesus estava vivo. O texto que estamos meditando relata o primeiro encontro do Mestre com seus discípulos. Neste encontro por duas vezes Jesus lhes proferiu a frase: “Paz seja com vocês!” A primeira vez foi para lhes tirar o medo e aquietar-lhes os corações atribulados. Só então, Jesus se apresentou mostrando as marcas da crucifixão. Esta prova concreta de mostrar as marcas dos pregos foi necessária para que os discípulos não pensassem estar vendo um fantasma ou tendo alucinações. Jesus lhes despertou convicção ao mostrar-lhes suas cicatrizes e os discípulos se alegraram!
A segunda vez que Jesus lhes disse: Paz seja com vocês foi para prepará-los para a missão. Receber a paz de Jesus não significa estar imune de enfrentar problemas, antes quer dizer, que Deus nos capacita para enfrentar os problemas e resolvê-los. Ao dizer: Paz seja com vocês pela segunda vez, Jesus deu aos discípulos a ordem que nós como Igreja jamais poderemos nos esquecer! - “Tal como o Pai me enviou, Eu os envio”. Todos os discípulos são enviados por Jesus, tanto no passado, como no tempo presente.

De modo breve quero destacar três coisas que decorrem deste envio:

1) A Igreja é corpo de Cristo - Por isso a Igreja deve fazer somente o que Cristo fez! Às vezes a Igreja faz de tudo, só não faz o que Jesus mandou fazer. Como luteranos devemos lembrar sempre de novo: A pregação pura, clara e simples do Evangelho de Jesus é a essência da nossa missão.
2) A Igreja precisa de Jesus - Precisamos de Jesus para nos enviar em missão; Precisamos receber d’Ele a mensagem que será anunciada ao mundo; Precisamos de sermos revestidos da força e autoridade que vem do Espírito de Jesus; Precisamos ser guiados e iluminados quando as dúvidas e dificuldades nos sobrevêm; Precisamos de Jesus para alentar nosso coração muitas vezes amedrontados e aflitos.
3) A relação entre Jesus e Deus Pai dependia continuamente da obediência e submissão – Igualmente, a Igreja só pode ser a mensageira de Jesus quando O ama e obedece de maneira perfeita. Não é a nossa mensagem que anunciamos; Não é a política eclesial da IECLB que proclamamos; Devemos nos ocupar em fazer a vontade de Cristo; A Igreja fracassa quando tenta resolver seus problemas com a sabedoria e a força humana. Fracassamos quando não buscamos a vontade e a direção de Jesus Cristo em obediência e submissão plena.
Em Gn 2.7, o sopro de Deus criou o homem. Em Ezequiel 37, o sopro do vento criou vida em ossos sequíssimos. Jesus soprou o Espírito Santo sobre os discípulos e fez deles uma nova criação. O Espírito Santo é quem nos capacita para a missão! Quando o Espírito Santo vem sobre a Igreja esta é despertada e recriada para sua tarefa. Mas, sem o sopro do Espírito nós NÃO somos capacitados para esta obra. Jesus mesmo disse em Jo 15.5: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Vamos orar e clamar a Deus que sopre sobre nós o Seu Espírito e nos desperte cada vez mais como Igreja para a ação missionária.
Não cabe a nós como Igreja separar joio do trigo. Nossa tarefa missionária é lançar a Boa Semente do Evangelho no canteiro dos corações. Aos que verdadeiramente se arrependerem de seus pecados são reconciliados com Cristo. Aos que se fizerem de surdos para o evangelho colocar-se-ão a si mesmo sob o juízo de Deus. Que Deus nos capacite e nos ajude no cumprimento do nosso dever missional pelo poder e agir do Espírito Santo sobre nós e através de nós. Amém!!!
 

*Meditação baseada nos: Comentário Bíblico do Novo Testamento (WILLIAM BARCLAY), PDF; Comentário Bíblico Moody (Moody Bible Institute of Chicago), PDF. E no livro: A Bíblia Toda, o Ano Todo: Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse. John Sott – Viçosa, MG: Ultimato, 2007.


Autor(a): Missionário Alexsandro Gonçalves Coelho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 46815
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br