Anunciemos a mensagem de Deus

Senhas diárias

21/08/2018

Esta palavra de 1.º Reis é parte da bênção proferida por Salomão sobre o povo que estava participando da consagração do templo a Deus. A obra havia sido concluída e a arca da aliança, com a tábuas da lei, os dez mandamentos, também havia sido trazida e colocada no lugar especialmente construída para ela. Tudo estava em seu lugar e o povo, bem como o rei, oferecia sacrifícios de louvor e gratidão a Deus pela obra concluída. O discurso de Salomão foi longo, bem como a oração dirigida a Javé. Ele agradeceu por tudo que o Senhor havia feito para Israel até aquele momento, inclusive a conclusão da obra. Após orar, Salomão abençoa o povo reunido e fala de seu desejo, e súplica, de que o Senhor, o Deus de Israel, nunca abandone seu povo. O rei também fala da importância do povo se manter na palavra e nos mandamentos do Senhor para que Ele permaneça com sua bênção sobre Israel. Salomão sabe que é necessário manter a fidelidade a Deus para que Ele não se afaste e deixe o povo em seus próprios caminhos. Ele exorta a que o povo não espere apenas que Deus os abençoe, mas se esforcem para cumprir os mandamentos do Senhor. Há uma necessária reciprocidade entre Deus e o povo, como também hoje há em nossa caminhada cristã. Deus é bondoso e misericordioso, mas não se deixa enganar por corações falsos.
A mensagem que Cristo tem para o mundo é que Deus se importa com a humanidade e veio em seu socorro, através de Jesus, para que o povo viva na sua paz e siga por seus caminhos. Os discípulos foram enviados a pregar esta mensagem por todos os cantos do mundo e nós somos chamados a continuar com esta missão. Através de milagres, pela ação do Espírito, a mensagem dos discípulos era corroborada por Deus. Esses milagres continuam a acontecer ali onde pessoas são ajudadas nas suas necessidades, onde pessoas firmam sua fé em Cristo Jesus, onde pessoas praticam o amor ao próximo e vivem segundo a palavra de Cristo Jesus. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48454
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br