A palavra de Deus é fogo destruidor

Senhas diárias

23/11/2018

Através de Jeremias, Deus fala do poder de sua palavra. Ele usa duas figuras que são exemplares na destruição do que encontram ao redor: o fogo e o ferro. Vimos isso, mais uma vez, nos recentes incêndios no estado do Texas. O fogo quase não tem barreiras em terra firme. Destrói tudo por onde passa e deixa uma paisagem de solidão e desesperança. O poder da palavra de Deus é semelhante, porém apenas faz o que Deus deseja e nada há que possa impedir isso. O fogo não tem sanidade ou decisão sobre suas chamas, mas o Senhor Deus por sabe conduzir sua palavra para que construa para o bem. Mesmo que, às vezes, ela pareça apenas destruir em nossa vida. A marreta também faz seu estrago e não há rocha, por mais dura que seja, que resista para sempre ao impacto do ferro/aço. A palavra de Deus é assim: ela bate e rebate, conforme a vontade do Senhor e acaba por colocar por terra as resistências que tentam interceptar a ação de Deus. O profeta nos mostra que, como diz aquela frase de para-choque de caminhão: Quando Deus quer, é assim!.
Lucas nos relata a ação do Espírito sobre a primeira comunidade. Ele se mostrou também em forma de línguas de fogo e a consequência nós vemos hoje. Nada mais pode impedir que o Evangelho de Cristo se espalhasse pelos quatro cantos do mundo. Por onde era levado, pelos cristãos, ia tomando conta de tudo e fazendo um grande estrago nas religiões da época e continuou através dos séculos. Chegou até nós e hoje temos o privilégio, mas também o compromisso, de vivenciar a fé em Cristo Jesus. Também em nós a palavra do Senhor precisa queimar tudo o que não está em acordo com ela e destruir o mal que nos faz agir contra o bem tão necessário em nossa sociedade. Deixemos a palavra agir em nós, pela ação do Espírito Santo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50105
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br