A luz de Deus vence a escuridão

Senhas diárias

03/06/2018

A esperança de que o bem vencerá o mal, a luz será mais forte que a escuridão, mantém viva a fé e a confiança do salmista. Isso o faz querer ser correto no seu agir, segundo os mandamentos de Deus; o faz querer ser bondoso no seu agir com as pessoas com as quais convive; o faz querer ser misericordioso nas suas atitudes e diante dos erros das pessoas; o faz querer ser honesto naquilo que diz e faz. Ele tem consciência de que a constância nos caminhos do Senhor fará com que sua vida seja de luz, mesmo em meio a momentos de escuridão. A luz de Deus, isto é, sua vontade final acontecerá e será para o bem de seu povo e daqueles que nele colocam sua confiança e vivem segundo a sua vontade. O salmista sabe que haverá males, a escuridão, mas o bem, a luz de Deus, terá a última palavra. Com isso, ele convida seus ouvintes a terem a mesma atitude e agir segundo a vontade e os propósitos de Deus, pois a vida verdadeira está ali.
Paulo exorta a que os colossenses percebam que a luz de Deus, Jesus, se sobrepôs à escuridão e estabeleceu o bem em definitivo. Isso fez com que os que nele creem sejam participantes do seu Reino, que é Reno de luz. Há um Reino proposto por Deus, iniciado com a criação, que foi corrompido pelo pecado e transtornado, que foi recuperado e refeito por Jesus em sua morte e ressurreição. Através da ação de Cristo somos recolocados neste Reino de luz e não mais seremos escravos da escuridão do pecado. Fomos recriados em Cristo para participarmos do bem e da luz. Assim, também para nós vale a busca por sermos corretos, bondosos, misericordiosos e honestos em tudo o que fizermos, pois já fomos transportados da escuridão para o reino da Luz, o Reino de Cristo. Vivamos de forma tal que mostremos ao mundo a luz de Cristo em nós.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47470
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br