A grandeza de Deus o aproxima de nós

Senhas diárias

20/04/2018

Salomão reconhece a grandeza de Deus. Ele sabe que o Senhor está além, acima e é maior que tudo. A glória de Deus não pode ser colocada dentro de qualquer coisa. O Templo construído certamente é ínfimo diante da grandeza de Javé, por isso não contém Deus. Apenas representa um lugar santo onde Deus quer que seu povo se reúna e o louve, bendiga e adore como Senhor e Deus. Salomão, em sua grande sabedoria, tem conhecimento de que o Templo é lugar de adoração e não da morada do Senhor. Porém, ele também sabe que Deus, em sua misericórdia, e para estar junto de seu povo, aceita estar naquele prédio e ali receber seu povo em culto. Deus é maior, mas se torna pequeno para poder conviver com o ser humano. As ações de Deus sempre foram para mostrar que ama o seu povo e quer fazer de tudo para este povo viva segundo seu propósito e conforme sua vontade, que é o melhor para se fazer.
João, a partir dos ensinos de Jesus, nos mostra que existe outro lugar onde Deus habita e quer se encontrar com o ser humano, com seu povo. É um lugar palpável. Este lugar é o amor ao próximo. Este lugar é o viver segundo o amor de Deus para conosco, na relação com nossos semelhantes. No Templo não se podia ver Deus, apenas a arca da aliança, que simbolizava a presença de Javé. No próximo, podemos ver o rosto de Deus e podemos fazer o bem a Ele, amando o nosso semelhante. Certamente, no próximo, nas atitudes de amor, Deus está muito mais perto de nós do que no prédio do Templo. Não vemos a Deus, mas vemos Deus no próximo. Sirvamos a Ele.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 46890
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br